O Hospital da Luz e o Benfica uniram esforços para ensinar adeptos a realizar manobras de reanimação cardiorrespiratória, transformando o intervalo de um jogo numa gigante aula de Suporte Básico de Vida.
A iniciativa ocorreu no Estádio da Luz, durante o intervalo de um jogo do Benfica. Nos ecrãs, foi exibido um vídeo com o jogador António Silva demonstrando como fazer uma massagem cardíaca.
Em seguida, os quase 59 mil adeptos presentes foram desafiados a entoar o “Cântico do Coração”, uma adaptação do hino “Eu Amo o Benfica” com batidas na frequência ideal para reanimação. A música ecoou pelo estádio ao ritmo marcado pelos Tocá Rufar.
A ação visa ensinar gestos simples que podem salvar vidas em caso de paragem cardiorrespiratória, numa altura em que mais de 80% dos portugueses dizem saber pouco sobre o tema.
Segundo o Hospital da Luz, intervenções precoces aumentam as hipóteses de sobrevivência. O enfermeiro Paulo Fonseca reforça: “O direito de eu ser reanimado passa pelo dever de eu saber reanimar o próximo”.
Em Portugal, menos de 3% das pessoas que sofrem paragens cardíacas em vias públicas sobrevivem. Na Europa, a média é de 30%. O Hospital da Luz e o Benfica uniram-se para tentar inverter este cenário.
A ação contou com o apoio e certificação dos profissionais de saúde do Hospital da Luz. Os gestos ensinados podem fazer a diferença até chegar o socorro especializado.
PR/HN/MMM
0 Comments