ESEnfC e Cruz Vermelha celebram Dia Mundial dos Cuidados Paliativos no Alma Shopping

11 de Outubro 2024

A ESEnfC e a Cruz Vermelha de Coimbra promovem ações de sensibilização sobre cuidados paliativos no Alma Shopping, incluindo a apresentação do projeto "Ambulância Mágica"

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa unem-se para comemorar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos no próximo domingo, 13 de outubro, com uma série de atividades no Alma Shopping.

O evento, que decorrerá entre as 10h00 e as 13h00 no piso 1 do centro comercial, tem como objetivo sensibilizar a população para a importância dos cuidados paliativos e dar a conhecer iniciativas nesta área.

Um dos destaques da ação será a apresentação do projeto “Ambulância Mágica” da Cruz Vermelha de Coimbra. Esta iniciativa visa concretizar desejos de pessoas com doenças avançadas e incuráveis que se encontram em fase de tratamento paliativo, proporcionando momentos de alegria e realização pessoal.

Para envolver o público mais jovem, estará disponível uma “mini-ambulância mágica” para fotografias com as crianças. Além disso, os visitantes serão convidados a participar na criação de um mural, respondendo à pergunta: “Numa situação de doença, o que gostaria que os profissionais de saúde me possibilitassem?”.

O programa inclui ainda a distribuição de marcadores de livros com informações sobre cuidados paliativos, visando promover a literacia nesta área. Às 11h30, será realizada uma palestra intitulada “Cuidados Paliativos no presente”, oferecendo aos participantes uma visão atual sobre o tema.

As instituições organizadoras sublinham que os cuidados paliativos são um direito humano fundamental, destinados a pessoas com doenças avançadas e progressivas, bem como às suas famílias. Contudo, alertam para o facto de que cerca de 86% das pessoas em todo o mundo que necessitam destes cuidados não têm acesso aos mesmos. Esta lacuna deve-se a vários fatores, incluindo falta de conhecimento sobre o objetivo dos cuidados paliativos, referenciação tardia dos pacientes e escassez de recursos.

Estima-se que, anualmente, cerca de 18 milhões de pessoas em todo o mundo necessitariam de cuidados paliativos. Este número sublinha a urgência de aumentar a consciencialização e melhorar o acesso a estes serviços essenciais.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights