Assembleia Mundial da Saúde nega participação de Taiwan apesar de apelos

23 de Maio 2022

O órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS) recusou discutir a admissão de Taiwan, durante o encontro que se realiza esta semana, em Genebra, apesar do apelo de vários países nesse sentido.

Sob pressão da China, Taiwan foi privado do estatuto de observador da Assembleia Mundial da Saúde que teve até 2016.

A ilha tem sido apoiada pelos Estados Unidos, que continuam a enaltecer a sua resposta à pandemia, em oposição à gestão feita pela China.

“As ameaças sem precedentes à saúde que enfrentamos atualmente exigem estreita cooperação internacional” e “convidar Taiwan (…) ilustraria o compromisso da OMS com uma abordagem inclusiva”, declarou o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, em comunicado divulgado pouco antes da reunião em Genebra.

No início da 75.ª Assembleia Mundial da Saúde – o órgão supremo decisório da OMS -, 13 países, entre eles Belize, Haiti, Essuatíni e Tuvalu, propuseram colocar na agenda a atribuição a Taiwan de um assento como observador permanente.

Uma comissão da Assembleia debateu o assunto no domingo à porta fechada e decidiu não colocar o assunto na ordem do dia. A decisão acabou por ser aprovada pelos deputados.

Esta proposta foi “uma manipulação política”, denunciou o embaixador chinês, Chen Xu. “O seu objetivo real é alcançar a independência através da pandemia”, disse.

O representante de Essuatíni negou esta acusação: “A participação de Taiwan na Assembleia Mundial da Saúde não é uma questão política”, defendeu.

Taiwan foi excluído da OMS em 1972, mas foi autorizado a participar na AMS como observador, entre 2009 e 2016, quando as relações com Pequim eram menos tensas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights