Estudo revela: 70% das crianças portuguesas não comem sopa nas duas refeições principais

11 de Outubro 2024

Estudo apresentado na conferência "Como comem as crianças em Portugal?" revela que 70% das crianças não consomem sopa nas duas refeições principais, entre outros hábitos alimentares preocupantes

O programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis” celebra hoje o seu 25º aniversário com uma conferência no Auditório Henri Nestlé, no Campus Nestlé Portugal, onde foram divulgados dados alarmantes sobre os hábitos alimentares das crianças portuguesas.

O estudo apresentado na conferência “Como comem as crianças em Portugal?” revela que 70% das crianças não consomem sopa nas duas refeições principais do dia. Apenas 30% ingerem sopa no almoço e no jantar, e somente 4% adicionam hortícolas no prato em ambas as refeições, ficando muito aquém das recomendações nutricionais.

Outros dados preocupantes incluem o consumo insuficiente de laticínios e fruta. Apesar de 72% das crianças consumirem laticínios diariamente, 81% fazem-no apenas uma vez por dia, quando a recomendação é de 2 a 3 porções diárias. Quanto à fruta, 23% das crianças não a consomem diariamente, e 32% ingerem apenas uma porção, quando o recomendado são três porções por dia.

O estudo também destaca a necessidade de melhorar a literacia alimentar dos pais. Apenas 79% dos pais consideram que os filhos devem consumir laticínios todos os dias, e somente 49% conhecem as recomendações corretas para o consumo de fruta.

Ana Leonor Perdigão, nutricionista e coordenadora do programa, enfatiza a importância da sintonia entre família e comunidade escolar na promoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis desde cedo.

A conferência contou com a participação de especialistas em nutrição, psicologia e educação, além de pais, professores e crianças, que partilharam testemunhos e perspetivas sobre os desafios de promover uma alimentação saudável e sustentável.

O programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis”, iniciado em 1999 em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Inovação e Ciência, tem como objetivo promover uma alimentação equilibrada e sustentável como parte de um estilo de vida saudável. Dirige-se a escolas, famílias e comunidade, através de ações práticas e lúdicas.

Este evento marca não apenas o aniversário do programa, mas também serve como um alerta para a necessidade de melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas, destacando a importância da educação nutricional e da colaboração entre família, escola e comunidade para alcançar esse objetivo.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights