Governo Planeia Entregar Hospital de Sintra a Gestão Privada, Alerta Bloco de Esquerda

15 de Outubro 2024

O Bloco de Esquerda (BE) de Sintra denunciou a intenção do Governo de integrar o Hospital de Proximidade de Sintra na nova Unidade Local de Saúde (ULS) Cascais/Sintra, uma medida que, segundo o partido, põe em causa a gestão pública da unidade hospitalar. 

Este alerta surge na sequência da proposta de Orçamento do Estado para 2025, que prevê que o hospital local passe a depender da gestão privada da unidade de Cascais, atualmente sob uma Parceria Público-Privada (PPP) com o grupo espanhol Ribera Salud, S. A.

O BE de Sintra afirma que esta decisão “defrauda as expectativas da população” e favorece injustificadamente os interesses dos proprietários do hospital de Cascais, que beneficiarão de um alargamento da sua capacidade de resposta à custa de investimentos públicos realizados pela autarquia e pelo Ministério da Saúde. A construção do Hospital de Proximidade de Sintra, financiada com cerca de 50 milhões de euros pela Câmara Municipal, visava melhorar o acesso aos cuidados de saúde numa região onde mais de um terço da população não dispõe de médico de família.

Além disso, o partido critica a opção do Governo como uma demonstração de um preconceito ideológico em relação à presença do setor privado no Serviço Nacional de Saúde (SNS), alertando que esta abordagem poderá contribuir para a desarticulação do sistema público de saúde.

O comunicado do Bloco de Esquerda destaca que a proposta de Orçamento do Estado para 2025 representa um verdadeiro “assalto aos cofres públicos”, transferindo recursos destinados ao SNS para entidades privadas e reforçando a pressão sobre um sistema já sobrecarregado.

O partido reafirma a sua oposição a estas mudanças, defendendo que o Hospital de Proximidade de Sintra deve permanecer na esfera pública para garantir a qualidade e acessibilidade dos cuidados de saúde à população de Sintra.

Este comunicado foi emitido a 15 de Outubro de 2024, num momento em que a discussão sobre o futuro do SNS e das parcerias público-privadas ganha cada vez mais destaque em Portugal

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights