MpoxVax AFRIVAC: Nova aliança global para travar surto de Mpox na África Central

20 de Outubro 2024

Consórcio internacional MpoxVax AFRIVAC, liderado pela UCD, recebe €1,3 milhões para expandir ensaios de vacina contra Mpox na África, visando conter surto na RDC e países vizinhos.

A Universidade College Dublin (UCD) está a liderar o MpoxVax AFRIVAC, um novo consórcio internacional avaliado em 1,3 milhões de euros, que visa implementar rapidamente tecnologia e desenvolver novos conhecimentos para pôr fim ao atual surto de Mpox na República Democrática do Congo (RDC) e países vizinhos.

O Professor Patrick Mallon, Diretor do Centro de Investigação Experimental de Patógenos e Hospedeiros da UCD (CEPHR) e Professor de Doenças Microbianas na Escola de Medicina da UCD, é o Coordenador Principal do consórcio. O Professor Bruce Kirenga, do Instituto Pulmonar da Universidade de Makerere em Kampala, Uganda, é o Coordenador Científico.

O MpoxVax AFRIVAC (Expansão de um ensaio clínico prospetivo que examina a resposta imunitária dos participantes que recebem a vacina Modified Vaccinia Ankara para África) irá ampliar um ensaio que explora a eficácia da vacinação contra o Mpox, atualmente em curso na Irlanda, para outros países africanos afetados por um surto contínuo de infeção por Mpox. O consórcio reúne especialistas de 6 instituições parceiras na Irlanda, RDC, Tanzânia, Uganda e Reino Unido para enfrentar esta emergência de saúde pública.

O financiamento para esta iniciativa de 30 meses foi concedido pela Parceria para Ensaios Clínicos entre Países Europeus e em Desenvolvimento da Comissão Europeia (Global Health EDCTP3).

A epidemia de Mpox na RDC está a acelerar a um ritmo alarmante, com um número significativo de casos relatados além das fronteiras do país. Este aumento levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a emitir o seu mais alto alerta de saúde global – uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC). De acordo com os dados mais recentes, o número acumulado de casos na RDC para 2024 ultrapassa os 20.000, incluindo mais de 600 mortes, com casos relatados em 13 países do continente africano.

O ensaio MpoxVax, atualmente em curso na Irlanda e financiado pelo Health Research Board (HRB), examina a resposta imunitária à vacinação contra o Mpox (vacina MVA-BN). Liderado pelo Professor Eoin Feeney, Académico Clínico da UCD e Médico Consultor em Doenças Infeciosas no Hospital Universitário St. Vincent, o ensaio está a abrir cinco locais na Irlanda, coordenados através da Rede de Ensaios Clínicos de Doenças Infeciosas da Irlanda (ID-CTNI).

O Professor Mallon afirmou que, como parte do ensaio MpoxVax na UCD CEPHR, foi desenvolvido um novo ensaio para medir as respostas imunitárias à vacinação contra o Mpox. O projeto MpoxVax AFRIVAC permitirá transferir esta nova tecnologia para melhorar a infraestrutura de investigação clínica e a realização de ensaios de vacinas em áreas afetadas em África.

O Professor Eoin Feeney, Investigador Principal do ensaio MpoxVax na Irlanda, salientou que o MpoxVax AFRIVAC irá basear-se nos dados e na experiência atualmente obtidos com o MpoxVax na Irlanda para examinar e comparar as respostas imunitárias à vacinação para prevenção do Mpox em grupos de risco criticamente importantes em África.

O Professor Bruce Kirenga, Presidente do Consórcio Interdisciplinar para a Investigação de Epidemias (ICER) sediado na Universidade de Makerere e Coordenador Científico do projeto, destacou a importância única deste ensaio, pois irá estudar as respostas imunitárias à vacina já destinada ao controlo de epidemias nos países afetados, fornecendo dados que poderão ajudar a refinar a forma como a vacina é utilizada.

O consórcio MpoxVax AFRIVAC inclui instituições parceiras da UCD, do Instituto Pulmonar da Universidade de Makerere (MLI) em Uganda, da Universidade Católica de Bukavu (UCB) na RDC, do Centro de Investigação Médica de Mbeya do Instituto Nacional de Investigação Médica (NIMR) na Tanzânia, da Universidade de St Andrews (USTAN) no Reino Unido, e da Organização Nacional de Investigação em Saúde do Uganda (UNHRO) – Instituto de Investigação de Vírus do Uganda (UVRI).

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This