“Bronquiolites? Longe do meu bebé!” pretende desmistificar o vírus por trás da maioria das bronquiolites

23 de Outubro 2024

Com a chegada da estação mais fria, chega também a maior propensão ao desenvolvimento de infeções respiratórias nomeadamente causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR ou RSV, sigla em inglês), que afeta mais frequentemente bebés e idosos, pelo seu sistema imunitário mais fraco.

Para aumentar o conhecimento sobre o RSV, o seu impacto e medidas gerais de prevenção, a Sanofi em colaboração com a RFM organiza, no próximo dia 29 de outubro, a Talk “Bronquiolites? Longe do meu bebé!”, às 21horas, no Youtube da RFM.

No que respeita às crianças, o RSV é responsável pela maioria dos internamentos por bronquiolite aguda e é a causa mais comum de hospitalização.1

Para falar sobre este tema, Inês Andrade, locutora da RFM, estará à conversa com o pediatra Manuel Magalhães, com Miguel Arriaga, Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, da Direção Geral da Saúde e com a atriz e mãe Sofia Arruda, que já passou por uma situação de bronquiolite com um dos seus filhos.

Esta iniciativa de sensibilização para a infeção por RSV tem como objetivos disponibilizar informação credível e de qualidade sobre o vírus; proporcionar uma compreensão mais profunda do impacto do RSV na sociedade e nas famílias; construir uma comunidade de pais, educadores e prestadores de cuidados mais informada, com maior conhecimento sobre este vírus, capacitando-os a partilhar as suas experiências e a tomar medidas para ajudar na prevenção e educação sobre o RSV junto da sociedade.

Apesar do elevado número de casos de RSV registados a cada ano, este vírus ainda é muito desconhecido para a maioria dos pais, que estão mais familiarizados com o termo bronquiolite do que com o nome do próprio vírus.

No dia 29 de outubro, às 21h, junte-se a esta conversa, no youtube da RFM, através do link: https://youtube.com/live/cpFRDyt39xc?feature=share

Saiba mais sobre este vírus em JuntosContraoRSV.pt

Referências:

  1. Zhou H et al. Clin Infect Dis 2012; 54(10): 1427–1436.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Plano para as urgências deve ser para todo o país

O presidente do colégio de especialidade de ginecologia/obstetrícia da Ordem dos Médicos considerou fundamental regular o acesso às urgências, defendendo que o plano de reestruturação hoje apresentado deve ser aplicado em todo o país.

MAIS LIDAS

Share This