FEPODABES entrega petição para repor direito dos dadores ao dia de folga

28 de Outubro 2024

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue entrega hoje na Assembleia da República uma petição que visa repor o direito dos dadores de sangue a ausentarem-se do trabalho no dia da dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) entrega hoje uma petição na Assembleia da República que visa repor o direito dos dadores de sangue a ausentarem-se do trabalho no dia da dádiva, uma regalia que foi eliminada em 2011.

O documento será recebido pela vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Morais, numa iniciativa que pretende levar o tema a debate em plenário. A petição resulta de um esforço conjunto da FEPODABES com associações, grupos e núcleos de dadores de sangue na recolha de assinaturas.

De acordo com Alberto Mota, presidente da FEPODABES, são necessárias cerca de mil unidades de sangue diariamente para satisfazer as necessidades do sistema de saúde português. No entanto, a maioria das recolhas de sangue nos hospitais e as ações do Instituto Português do Sangue e da Transplantação decorrem durante o horário laboral, o que impossibilita muitos cidadãos de fazerem a sua dádiva.

A Federação aponta uma incongruência no atual Estatuto do Dador de Sangue, aprovado pela Lei nº 37/2012, de 27 de agosto. Embora o documento estabeleça o dever cívico de todo o cidadão saudável contribuir para a satisfação das necessidades de sangue da comunidade, na prática, muitos potenciais dadores encontram-se impossibilitados de o fazer devido a constrangimentos laborais.

A FEPODABES, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da dádiva benévola de sangue, considera esta alteração legislativa fundamental para aumentar o número de dadores regulares e reduzir as carências de sangue que ocorrem frequentemente a nível nacional. A organização defende que esta medida representaria um reconhecimento concreto do papel dos dadores benévolos de sangue na sociedade portuguesa.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This