Centro Europeu pede aumento da vacinação contra gripe e covid-19 nos grupos de risco

29 de Outubro 2024

O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) pediu hoje o aumento da vacinação contra a gripe e a covid-19 dos grupos de risco face à aproximação do inverno.

Em comunicado, a agência da União Europeia (UE) justifica o pedido com a insuficiente cobertura vacinal em muitos Estados-membros.

“A vacinação é uma das medidas mais eficazes que temos para proteger os mais vulneráveis contra doenças graves, hospitalização e morte. Dado que até agora poucos países atingiram níveis adequados de proteção para grupos-alvo, é essencial aumentar a vacinação à medida que entramos na temporada de inverno”, disse Pamela Rendi-Wagner, diretora do ECDC, citada no comunicado.

Durante a temporada de 2023-2024, a taxa de vacinação contra a gripe sazonal das pessoas com 65 anos ou mais anos variou significativamente entre os 27, oscilando entre os 12% e os 78%, com apenas dois países a alcançarem uma cobertura superior a 75% de nessa faixa etária.

No caso da covid-19, as taxas de vacinação entre setembro de 2023 e julho de 2024 “variam ainda mais, de 0,02% a 66,1%, com uma cobertura média entre pessoas com 60 anos ou mais de apenas 14%”.

Segundo o ECDC, é esperada em breve a circulação simultânea dos vírus da gripe, sincicial respiratório (também muito comum nos bebés) e SARS-CoV-2 (que causa a covid-19), entre outros, o que coloca uma “pressão significativa nos sistemas de saúde” e afeta “desproporcionalmente pessoas em grupos de alto risco, como idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos e doenças crónicas”.

Importante, assinala, é também a vacinação dos profissionais de saúde.

“Ficar em casa se se tiver sintomas de um vírus respiratório, respeitar a higiene respiratória e a etiqueta da tosse, lavar as mãos com frequência e ventilar os espaços internos”, além de usar máscara em locais com muita gente ou perto de pessoas vulneráveis são outras das recomendações da agência europeia para reduzir a transmissão dos vírus.

O relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado na passada quarta-feira indica que mais de 1,3 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe e perto de 970 mil receberam o reforço contra a covid-19 desde o início da campanha de vacinação sazonal em Portugal a 20 de setembro e dirigida a utentes entre os 60 e os 84 anos, outros grupos de alto risco e profissionais de saúde.

Em termos de cobertura vacinal, esta é mais elevada para a gripe em todos os grupos etários, em comparação com a covid-19.

No caso dos idosos com 85 ou mais anos, que apenas podem ser vacinados no Serviço Nacional de Saúde, a cobertura para a gripe chegou aos 53,88% (184.279 pessoas), baixando para os 42,78% no caso da covid-19 (146.316).

A cobertura vacinal mais baixa verifica-se no grupo entre os 60 e 69 anos, com 29,06% vacinados contra a gripe (377.035) e 21,19% contra a covid-19 (275.009), adianta o relatório.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights