ESSLei sensibiliza Leiria para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida

29 de Outubro 2024

Estudantes de Terapia Ocupacional do Politécnico de Leiria dinamizaram atividades no centro da cidade para sensibilizar a população sobre os desafios diários de pessoas com mobilidade condicionada.

Os estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei) transformaram o centro da cidade num laboratório de consciencialização social no dia 28 de outubro de 2024, proporcionando à população uma experiência única sobre os desafios enfrentados por pessoas com mobilidade condicionada.

A iniciativa, que assinalou o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, celebrado a 27 de outubro, permitiu aos participantes experimentarem diferentes situações que simulam limitações motoras e sensoriais do quotidiano. Entre as atividades propostas, os cidadãos foram convidados a conduzir uma cadeira de rodas num percurso específico, realizar tarefas simples como atar sapatos utilizando apenas uma mão, vestir um casaco com um braço imobilizado e identificar objetos exclusivamente através do tato.

O evento não se limitou apenas à sensibilização local, tendo também uma dimensão internacional através do projeto ‘International and Intercultural experience through virtual exchange’. Sob a coordenação da professora Elisabete Roldão, os estudantes portugueses estabeleceram contacto com colegas da Suécia, China, Japão e Áustria, promovendo um intercâmbio cultural sobre práticas, costumes e abordagens da Terapia Ocupacional nos diferentes países.

A celebração contou com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, que iluminou o castelo da cidade com a cor verde, símbolo da Terapia Ocupacional em Portugal, criando um marco visual significativo para a ocasião.

Esta iniciativa integra-se numa tradição iniciada em 2010 pela World Federation of Occupational Therapists, que instituiu o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, sendo em Portugal coordenada pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais.

A ação desenvolvida pelos estudantes da ESSLei demonstrou ser uma forma eficaz de promover a literacia em saúde e consciencializar a população para a importância da acessibilidade e inclusão social, permitindo aos participantes compreenderem, através da experiência direta, os obstáculos diários enfrentados por pessoas com mobilidade condicionada na sua participação plena na sociedade.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CARDIOGAP+ leva prevenção cardiovascular às fábricas

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Professor Rui Batista, Diretor do Serviço de Cardiologia da ULS Entre Douro e Vouga, revela como o projeto CARDIOGAP+ está a revolucionar a prevenção cardiovascular no meio industrial, através de uma parceria inovadora entre hospital, autarquia e empresas.

Carlos Ribeiro é o novo líder da Takeda Portugal

Executivo com mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, especialmente em oncologia e hematologia, assume a partir de 1 de novembro a liderança da biofarmacêutica em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This