Conferência sobre Humanização da Saúde debate importância da empatia nos cuidados de Saúde

6 de Novembro 2024

Na passada quinta-feira, 31 de outubro, a Plataforma Saúde em Diálogo realizou a sua conferência anual em Lisboa, com o tema "Humanização da Saúde: Um Caminho Para um Sistema mais Sustentável". 

O evento reuniu diversas associações de doentes, profissionais de saúde e administradores hospitalares, com o objetivo de discutir a importância de uma abordagem mais humanizada nos cuidados de saúde.

Jaime Melancia, presidente da Plataforma, sublinhou a relevância da empatia e da compaixão, afirmando que “a evidência científica tem demonstrado os efeitos positivos da empatia e da compaixão nos cuidados de saúde a vários níveis: desde o nível clínico, à satisfação do doente, à maior segurança e qualidade dos cuidados prestados, à maior adesão à terapêutica, passando pela diminuição nas readmissões hospitalares e diminuição dos custos”. Jaime Melancia acrescentou que “tudo isto se traduz em valor em saúde para o sistema, contribuindo para a sua sustentabilidade”, defendendo que a humanização deve ser considerada nas avaliações dos resultados em saúde das instituições.

Fernando Regateiro, presidente da Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde no SNS, também esteve presente e fez um balanço positivo dos trabalhos da Comissão, que se iniciaram em março deste ano. Fernando Regateiro anunciou que, nos próximos meses, será publicado um livro que reúne as boas práticas de humanização de 20 unidades locais de saúde (ULS), as quais foram apresentadas no primeiro seminário da Comissão, em julho, e que estará disponível para toda a comunidade de saúde.

Esta conferência destaca a necessidade urgente de transformar a teoria em ação, promovendo uma experiência melhorada nas unidades de saúde, desde o atendimento às infraestruturas, em prol de um sistema de saúde mais humano e eficiente.

NR/AL/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights