Anne-Claire Amprou, copresidente francesa do Órgão de Negociação Intergovernamental sobre o acordo internacional para a prevenção de pandemias, disse, em conferência de imprensa, que os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) pretendiam ter um texto final antes do fim do ano, mas “ainda há trabalho a fazer”.
Segundo Amprou, os Estados-membros aceitaram, por isso, continuar com as negociações em 2025 com o objetivo de obterem um acordo até à próxima Assembleia Mundial da Saúde, prevista para maio.
Anne-Claire Amprou assinalou que, apesar dos progressos alcançados, há artigos-chave que estão ainda em negociação, como os relacionados com transferência de tecnologia, patógenos, saúde pública e prevenção.
“Estamos mais próximos em relação a certas questões, mas precisamos de trabalhar mais”, admitiu, por sua vez, Precious Matsoso, copresidente sul-africana do Órgão de Negociação Intergovernamental, revelando-se, no entanto, confiante de que o objetivo traçado será atingido.
Em dezembro de 2021, em plena pandemia da covid-19, uma sessão especial da Assembleia Mundial da Saúde criou o Órgão de Negociação Intergovernamental para redigir e negociar um acordo internacional para a prevenção e resposta de pandemias.
A 12.ª ronda de negociações iniciou-se em 04 de novembro e termina na sexta-feira.
Uma nova ronda irá ocorrer em dezembro, de acordo com Precious Matsoso.
Durante a Assembleia Mundial da Saúde (órgão supremo de decisão da OMS) de 01 de junho, os governos comprometeram-se com a conclusão das negociações para um acordo global sobre pandemias no prazo de um ano.
NR/HN/Lusa
0 Comments