Este marco positivo reflete a elevada aceitação e procura pela vacinação, embora a DGS tenha reconhecido que a distribuição de doses pelo fornecedor tem causado constrangimentos pontuais em algumas localidades. Contudo, a Direção-Geral assegurou que estas dificuldades estão a ser rapidamente resolvidas com o contínuo fornecimento de vacinas.
Cada Unidade Local de Saúde está a implementar estratégias adaptadas à sua realidade local para a distribuição e administração do imunizante, sempre em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. A DGS e seus parceiros estão a monitorizar a situação de perto, garantindo que todas as crianças elegíveis sejam vacinadas atempadamente, com uma convocatória ativa prevista para os pais das crianças que fazem parte dos grupos prioritários.
A Campanha de Imunização, que teve início a 15 de outubro de 2024 e se estende até 31 de março de 2025, abrange a imunização em maternidades dos setores público, privado e social, para crianças nascidas entre 15 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025. Além disso, a vacinação está disponível nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para crianças nascidas entre 1 de agosto e 14 de outubro de 2024, bem como para aquelas com fatores de risco especificados na Norma o5/2024 da DGS.
O objetivo da imunização é reduzir a carga de doença associada à infeção pelo VSR em Portugal, principalmente no que diz respeito à doença grave e à procura por cuidados de saúde, contribuindo assim para um Inverno mais saudável.
DGS/HN
0 Comments