ESEnfC organiza 4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida

26 de Novembro 2024

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra organiza amanhã o 4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida, em formato online, com o objetivo de refletir sobre prevenção, investigação e direitos.

No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, que se assinala a 1 de dezembro, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), enquanto Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (CCOMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, organiza amanhã, dia 27 de novembro, o “4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: Sigamos o caminho dos direitos”.

O evento, que decorrerá em formato online, tem início marcado para as 14h00 com uma sessão de abertura que contará com as intervenções do Presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, da diretora do CCOMS para a Prática e Investigação em Enfermagem sediado na ESEnfC, Ananda Maria Fernandes, e da professora na ESEnfC e especialista em Saúde Pública, Aliete Cunha-Oliveira.

Seguir-se-ão duas mesas-redondas, subordinadas aos temas “Epidemiologia, Envelhecimento e Políticas de Saúde”, com início às 14h15, e “Representações e Direitos Sociais e Humanos”, a partir das 15h00. O primeiro painel terá como oradoras Aliete Cunha-Oliveira, professora na ESEnfC, e Mariana Lopes, médica na Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Já o segundo debate contará com as intervenções de Ana Duarte, coordenadora do Centro Anti-Discriminação VIH e Sida, que abordará o tema “Estigma e discriminação nas pessoas que vivem com infeção VIH: o papel dos profissionais de saúde”, de Ana Paula Camarneiro, professora na ESEnfC, que apresentará o projeto “(Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Doenças, Comportamentos e Contextos de Transmissão”, e de Pedro Urbano, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que falará sobre “Resistência à mudança”.

Este encontro científico tem como principais objetivos envolver docentes, clínicos e estudantes, dando lugar a reflexões no âmbito da prevenção, investigação, clínica e intervenção comunitária, nos 43 anos da infeção VIH (1981-2024). A sessão de encerramento está prevista para as 18h15.

De acordo com a ESEnfC, o Dia Mundial da Luta Contra a Sida “é mais do que uma sensibilização para a prevenção do estigma e da discriminação, é um apelo à proteção dos direitos humanos”. Em 2016, os estados-membros das Nações Unidas adotaram o compromisso para eliminação da epidemia de VIH até 2030.

O programa detalhado e informações sobre os oradores deste 4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em http://www.esenfc.pt/event/repensarhivsida.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights