Mais de metade dos portugueses nunca fez teste de VIH, revela estudo

26 de Novembro 2024

Um estudo revela que mais de metade dos portugueses nunca realizou um teste para o VIH e que persistem preconceitos e desinformação sobre a doença, apesar da maioria reconhecer a sua gravidade.

Um estudo divulgado hoje, por antecipação ao Dia Mundial de Luta contra a Sida, que assinala a 1 de dezembro, revela que mais de metade dos portugueses nunca realizaram um teste para o VIH. O estudo, conduzido pela Spirituc para a ViiV Healthcare, expõe lacunas significativas no conhecimento e perceções da população portuguesa sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a sida.

Apesar de 95,2% da população saber o que é sida e 84,2% reconhecer o VIH, o estudo aponta para a persistência de preconceitos e desinformação. 51,6% dos inquiridos associam a doença a “perfis específicos”, como utilizadores de drogas injetáveis (83,9%) e homens homossexuais (77,4%). Além disso, 43,6% acreditam, erradamente, que receber uma transfusão de sangue em instituições oficiais na União Europeia representa um risco de infeção por VIH.

O conhecimento sobre prevenção também se revelou alarmante, com apenas 13% dos inquiridos a conhecerem a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento eficaz na prevenção do VIH. Adicionalmente, 55% dos inquiridos nunca realizaram o teste de VIH e apenas 57% estariam dispostos a pagar por medicamentos preventivos.

André Mendes, diretor-geral da ViiV Healthcare, afirma que “os resultados deste estudo são um alerta para a necessidade de intensificar os esforços na luta contra o VIH em Portugal”. Mendes destaca a importância de investir em campanhas de sensibilização abrangentes que desmistifiquem a doença, promovam a testagem e informem sobre as opções de prevenção.

O estudo também revela que, apesar de a maioria dos inquiridos se sentir confortável a discutir VIH com profissionais de saúde, apenas 16,6% recordam ter visto alguma campanha de sensibilização no último ano. A esmagadora maioria, 92,8%, defende o aumento destas iniciativas, com foco na televisão e redes sociais.

A ViiV Healthcare apela a um esforço conjunto para combater a desinformação, promover a testagem e garantir o acesso à prevenção e tratamento para todos, sem estigma nem discriminação. O futuro da luta contra o VIH/SIDA dependerá da capacidade de informar e sensibilizar a população na sua totalidade, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva.

O estudo ‘Awareness da População Portuguesa sobre VIH’ foi realizado entre 18 de setembro e 2 de outubro de 2024, com uma amostra de 600 questionários à população portuguesa, através de uma metodologia quantitativa e questionários online.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This