Um estudo divulgado hoje, por antecipação ao Dia Mundial de Luta contra a Sida, que assinala a 1 de dezembro, revela que mais de metade dos portugueses nunca realizaram um teste para o VIH. O estudo, conduzido pela Spirituc para a ViiV Healthcare, expõe lacunas significativas no conhecimento e perceções da população portuguesa sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a sida.
Apesar de 95,2% da população saber o que é sida e 84,2% reconhecer o VIH, o estudo aponta para a persistência de preconceitos e desinformação. 51,6% dos inquiridos associam a doença a “perfis específicos”, como utilizadores de drogas injetáveis (83,9%) e homens homossexuais (77,4%). Além disso, 43,6% acreditam, erradamente, que receber uma transfusão de sangue em instituições oficiais na União Europeia representa um risco de infeção por VIH.
O conhecimento sobre prevenção também se revelou alarmante, com apenas 13% dos inquiridos a conhecerem a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento eficaz na prevenção do VIH. Adicionalmente, 55% dos inquiridos nunca realizaram o teste de VIH e apenas 57% estariam dispostos a pagar por medicamentos preventivos.
André Mendes, diretor-geral da ViiV Healthcare, afirma que “os resultados deste estudo são um alerta para a necessidade de intensificar os esforços na luta contra o VIH em Portugal”. Mendes destaca a importância de investir em campanhas de sensibilização abrangentes que desmistifiquem a doença, promovam a testagem e informem sobre as opções de prevenção.
O estudo também revela que, apesar de a maioria dos inquiridos se sentir confortável a discutir VIH com profissionais de saúde, apenas 16,6% recordam ter visto alguma campanha de sensibilização no último ano. A esmagadora maioria, 92,8%, defende o aumento destas iniciativas, com foco na televisão e redes sociais.
A ViiV Healthcare apela a um esforço conjunto para combater a desinformação, promover a testagem e garantir o acesso à prevenção e tratamento para todos, sem estigma nem discriminação. O futuro da luta contra o VIH/SIDA dependerá da capacidade de informar e sensibilizar a população na sua totalidade, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva.
O estudo ‘Awareness da População Portuguesa sobre VIH’ foi realizado entre 18 de setembro e 2 de outubro de 2024, com uma amostra de 600 questionários à população portuguesa, através de uma metodologia quantitativa e questionários online.
PR/HN/MMM
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