IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

29 de Novembro 2024

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

“O conselho de administração aprovou o regulamento do provedor do utente e Graça Freitas aceitou ser a provedora do utente do IPO de Lisboa”, afirmou Eva Falcão na sessão de abertura da conferência que marca o encerramento das celebrações do centenário do IPO Lisboa, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Graça Freitas assumiu a chefia da Direção-Geral da Saúde em 2017 e no final de 2022 comunicou ao Ministério da Saúde que não pretendia ver renovado o seu mandato, mas só viria a ser substituída em 01 de novembro de 2023.

Hoje no encerramento das celebrações do centenário do IPO de Lisboa, a presidente do conselho de administração indicou ainda que “é imperioso levar a cabo a construção do novo edifício de ambulatório”.

“A atual dispersão dos serviços de ambulatório é ineficiente, duplica meios humanos, duplica meios técnicos, não promove o trabalho em equipa e não é uma estrutura humanizadora, obriga a que os doentes fragilizados façam longos percursos a pé pelo exterior. Só com o novo edifício edificado, será possível estar à altura destes 100 anos e prosseguimos da melhor forma a nossa missão”, afirmou.

Do programa da conferência constava também uma intervenção da ministra da Saúde, mas Ana Paula Martins apenas marcou presença e saiu ao mesmo tempo que o primeiro-ministro, ambos sem responderem a questões dos jornalistas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights