Idosos e recém-nascidos do Médio Tejo protegidos contra infeções respiratórias

1 de Dezembro 2024

A ULS Médio Tejo regista uma elevada adesão à campanha de vacinação sazonal contra a Gripe, Covid-19 e VSR nos grupos de risco, com destaque para os idosos em estruturas residenciais e recém-nascidos

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) reporta, no início de dezembro, uma elevada adesão à campanha de vacinação sazonal contra a Gripe, Covid-19 e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), junto dos grupos de risco e população mais vulnerável. Idosos residentes em estruturas residenciais e unidades de cuidados continuados, os maiores de 85 anos e recém-nascidos apresentam taxas de vacinação elevadas.

Desde 20 de setembro, os profissionais de saúde da ULS Médio Tejo visitaram todas as 172 estruturas residenciais e de cuidados continuados da região, vacinando 4.297 pessoas. Após dois meses do início da campanha, cerca de 90% (89,9%) dos idosos admitidos nestas estruturas estão vacinados contra a gripe, enquanto a cobertura vacinal contra a Covid-19 atinge os 78,7%.

Os centros de saúde do Médio Tejo vacinaram, em apenas dois meses, 6.471 utentes com idade superior a 85 anos. 70,7% dos utentes elegíveis com mais de 85 anos estão vacinados contra a Gripe, e 56% receberam a vacina da Covid-19.

Na faixa etária dos 60 aos 84 anos, a taxa de vacinação é mais baixa. Cerca de metade (49,1%) da população elegível está vacinada contra a gripe, e um terço (34,4%) contra a Covid-19. Os centros de saúde imunizaram 42% dos utentes entre os 60 e os 84 anos, enquanto as farmácias comunitárias vacinaram 58%.

Este ano, pela primeira vez, arrancou a campanha de vacinação contra o VSR, dirigida a recém-nascidos e bebés. Mais de 80% das crianças nascidas no Médio Tejo desde 15 de outubro estão protegidas contra o VSR, e 70% dos bebés nascidos a partir de 1 de agosto de 2024 encontram-se já vacinados.

Estes resultados revelam um notável esforço das equipas de enfermagem e do Serviço de Farmácia da ULS Médio Tejo. Apesar do balanço positivo, a ULS Médio Tejo vai continuar a desenvolver ações de sensibilização e a promover a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva.

Flávio Ribeiro, Diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Médio Tejo, expressa a sua satisfação com os resultados da campanha, destacando o papel fundamental dos profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários para o sucesso da imunização dos mais vulneráveis.

Carlos Lousada, Diretor Clínico da ULS Médio Tejo para os Cuidados Hospitalares e médico Pneumologista, realça a importância de proteger a saúde da população de grupos de risco e mais vulneráveis, incentivando os utentes que ainda não se vacinaram a aderir à campanha, lembrando que as vacinas contra a Gripe e a Covid são seguras e salvam milhares de vidas todos os anos.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

Pfizer Portugal entre as melhores empresas para trabalhar em 2025

A Pfizer Portugal foi distinguida com a certificação Great Place to Work® 2025, um reconhecimento que reflete o compromisso contínuo da empresa na criação de um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e centrado no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights