Idosos e recém-nascidos do Médio Tejo protegidos contra infeções respiratórias

1 de Dezembro 2024

A ULS Médio Tejo regista uma elevada adesão à campanha de vacinação sazonal contra a Gripe, Covid-19 e VSR nos grupos de risco, com destaque para os idosos em estruturas residenciais e recém-nascidos

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) reporta, no início de dezembro, uma elevada adesão à campanha de vacinação sazonal contra a Gripe, Covid-19 e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), junto dos grupos de risco e população mais vulnerável. Idosos residentes em estruturas residenciais e unidades de cuidados continuados, os maiores de 85 anos e recém-nascidos apresentam taxas de vacinação elevadas.

Desde 20 de setembro, os profissionais de saúde da ULS Médio Tejo visitaram todas as 172 estruturas residenciais e de cuidados continuados da região, vacinando 4.297 pessoas. Após dois meses do início da campanha, cerca de 90% (89,9%) dos idosos admitidos nestas estruturas estão vacinados contra a gripe, enquanto a cobertura vacinal contra a Covid-19 atinge os 78,7%.

Os centros de saúde do Médio Tejo vacinaram, em apenas dois meses, 6.471 utentes com idade superior a 85 anos. 70,7% dos utentes elegíveis com mais de 85 anos estão vacinados contra a Gripe, e 56% receberam a vacina da Covid-19.

Na faixa etária dos 60 aos 84 anos, a taxa de vacinação é mais baixa. Cerca de metade (49,1%) da população elegível está vacinada contra a gripe, e um terço (34,4%) contra a Covid-19. Os centros de saúde imunizaram 42% dos utentes entre os 60 e os 84 anos, enquanto as farmácias comunitárias vacinaram 58%.

Este ano, pela primeira vez, arrancou a campanha de vacinação contra o VSR, dirigida a recém-nascidos e bebés. Mais de 80% das crianças nascidas no Médio Tejo desde 15 de outubro estão protegidas contra o VSR, e 70% dos bebés nascidos a partir de 1 de agosto de 2024 encontram-se já vacinados.

Estes resultados revelam um notável esforço das equipas de enfermagem e do Serviço de Farmácia da ULS Médio Tejo. Apesar do balanço positivo, a ULS Médio Tejo vai continuar a desenvolver ações de sensibilização e a promover a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva.

Flávio Ribeiro, Diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Médio Tejo, expressa a sua satisfação com os resultados da campanha, destacando o papel fundamental dos profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários para o sucesso da imunização dos mais vulneráveis.

Carlos Lousada, Diretor Clínico da ULS Médio Tejo para os Cuidados Hospitalares e médico Pneumologista, realça a importância de proteger a saúde da população de grupos de risco e mais vulneráveis, incentivando os utentes que ainda não se vacinaram a aderir à campanha, lembrando que as vacinas contra a Gripe e a Covid são seguras e salvam milhares de vidas todos os anos.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights