A Lilly Portugal, consciente de que a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública deste século XXI, lançou a campanha de sensibilização “O corpo pode resistir à perda de peso”. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), Sociedade Portuguesa de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas (SPCO) e Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade (ADEXO).
O objetivo principal da campanha é alertar para o facto de que, embora a obesidade seja considerada uma doença crónica em Portugal há cerca de 20 anos, continua a ser associada a estigma e discriminação, sendo subdiagnosticada e subtratada. Através de múltiplos formatos acessíveis a todos, a campanha dirige-se não só às pessoas com excesso de peso ou obesidade, mas também aos seus familiares e amigos, incentivando-os a procurar auxílio médico e opções de tratamento adequadas.
É fundamental reconhecer a obesidade como uma doença resultante de vários fatores, incluindo comportamentais, ambientais, socioeconómicos e genéticos, e não como uma escolha de estilo de vida da responsabilidade do indivíduo. Além disso, a abordagem da obesidade pode contribuir não apenas para a perda de peso, mas também para a melhoria da saúde em geral, através do controlo de complicações relacionadas, como a diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial e a dislipidemia.
As entidades envolvidas na campanha reforçam a importância de combater o estigma associado à obesidade e de garantir condições dignas de tratamento aos doentes. Paula Freitas, presidente da SPEDM, afirma que “é tempo de agir na abordagem da doença e do estigma associado”, enquanto Luísa Veiga, membro da direção da SPEO, destaca o papel crucial das campanhas de consciencialização na educação da população sobre os riscos da obesidade para a saúde.
John Preto, presidente da SPCO, reforça que “a saúde pesa mais que o preconceito” e apela à luta contra o estigma, e não contra as pessoas. Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, realça que estas campanhas permitem ver a obesidade com outros olhos e garantir condições dignas de tratamento, com vista a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com obesidade.
Alícia de Castro, diretora geral da Lilly Portugal, afirma que a empresa pretende “desconstruir preconceitos e aumentar a literacia sobre a obesidade enquanto doença”, capacitando doentes, famílias e profissionais de saúde a trabalharem juntos para alcançar soluções que melhorem a qualidade de vida e combatam as dificuldades associadas a esta condição.
A obesidade é um problema de saúde pública global, podendo contribuir para o desenvolvimento de mais de 200 outras doenças, incluindo alguns tipos de cancro. Em Portugal, cerca de 2 em cada 3 adultos têm excesso de peso ou obesidade, e mais de 28% da população adulta tem obesidade. Neste contexto, a campanha “O corpo pode resistir à perda de peso” assume-se como uma iniciativa fundamental para aumentar a consciencialização sobre esta doença e promover a procura de tratamento adequado.
PR/HN/MMM
0 Comments