A Fundação para a Saúde lança Observatório para promover análise e debate sobre o SNS

7 de Dezembro 2024

No dia 10, a Fundação para a Saúde dará início a uma nova etapa no acompanhamento do sistema de saúde português com o lançamento oficial do seu Observatório da Fundação para a Saúde (OSNS).

Este projeto inovador compromete-se a apresentar anualmente o relatório “SNS em Foco”, que visa analisar de forma detalhada o desempenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contribuir para o seu desenvolvimento contínuo.

Desde a sua criação em 2011, a Fundação para a Saúde tem-se dedicado à salvaguarda e transformação do SNS, promovendo iniciativas que reforçam o debate público e a transparência. O Observatório surge como uma extensão deste compromisso, com o objetivo de criar uma abordagem analítica e comunicacional robusta, que será refinada ao longo dos próximos anos.

O primeiro relatório anual, intitulado “SNS em Foco 2024”, apresentará uma análise aprofundada de dois ciclos políticos (2016-2024 e abril a novembro de 2024) e focar-se-á em temas centrais como:

  • Pessoas, comunidade e saúde local;
  • Resposta do SNS e do sistema de saúde à doença aguda;
  • Resposta do SNS e do sistema de saúde às situações de morbilidade
    múltipla e dependência
  • Plano plurianual de desenvolvimento do SNS – o Quadro Global de Referência do
    SNS).

Além de comparar as expectativas definidas para o SNS com os resultados alcançados, o relatório destacará pontos de concordância e divergência, promovendo um debate construtivo e inclusivo.

O evento de lançamento, no dia 10, será acompanhado por um espaço de participação aberta, onde será possível debater os resultados apresentados e propor novas perspetivas. A Fundação pretende reforçar o seu papel como facilitadora de um diálogo amplo e produtivo sobre o futuro da saúde em Portugal.

Com o Observatório, a Fundação para a Saúde pretende criar uma base sólida para análises sistemáticas e colaborativas, contribuindo para um SNS mais eficaz e alinhado com as necessidades dos cidadãos.

Para mais informações sobre o evento e participação, visite o link: https://forms.gle/BGLCMvqRSCJ8Ma7eA.

NR/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights