Ordem dos Médicos convoca reunião para abordar falta de especialistas no SNS

7 de Dezembro 2024

A Ordem dos Médicos (OM) anunciou a convocação de todos os médicos que optaram por não participar no concurso para o internato médico. Esta reunião, que contará com a presença do Bastonário Carlos Cortes, tem como objetivo identificar as razões que levaram estes profissionais a não prosseguir com a sua especialização no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Carlos Cortes destacou a gravidade da situação, afirmando que a ausência de médicos especialistas pode comprometer a capacidade de resposta do SNS. “Queremos perceber o que está a falhar no sistema e quais as motivações que levaram estes médicos a não escolher uma especialização. O país e o SNS precisam de mais médicos especialistas. Não podemos desperdiçar este talento e por isso vamos apresentar um plano ao Governo para evitar que tantas vagas fiquem por preencher,” referiu.

Além da reunião, que deverá ocorrer na próxima semana, a OM já enviou um questionário a todos os médicos para compreender melhor as causas desta decisão. Após o encontro, a Ordem dos Médicos irá solicitar uma reunião urgente com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para discutir propostas e preparar um plano de revisão do sistema de formação e acesso às especialidades médicas.

De recordar que, no último concurso para o Internato Médico, 307 das 2167 vagas disponíveis não foram ocupadas, afetando especialidades críticas como Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Patologia Clínica e Saúde Pública. Em particular, a região do Alentejo registou mais de 50% das vagas por preencher. Apesar de existirem 2349 candidatos elegíveis para o concurso, apenas 1860 se inscreveram, segundo a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights