Sindicato dos Enfermeiros denuncia irregularidades em várias ULS

17 de Dezembro 2024

Enfermeiros queixam-se de imposição de trabalho extraordinário programado e atrasos na avaliação de desempenho. Sindicato exige ação imediata do Ministério da Saúde para resolver problemas.

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou uma série de irregularidades em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) que estão a afetar negativamente os profissionais de enfermagem. Entre as principais queixas estão a imposição de trabalho extraordinário programado e atrasos significativos na avaliação de desempenho. Na ULS de São João, os enfermeiros ainda desconhecem os resultados da avaliação de desempenho referente a 2021/2022, o que prejudica sua progressão salarial. O SE também aponta que esta ULS está a atribuir menos “Relevantes” do que o previsto por lei, limitando as oportunidades de progressão na carreira.  Na ULS do Alto Ave, há relatos de tentativas de impor trabalho extraordinário programado para atender utentes em situação irregular aos sábados, sobrecarregando equipas já exaustas. O presidente do SE, Pedro Costa, criticou estas práticas, afirmando que não é aceitável que os enfermeiros enfrentem sucessivos atropelos aos seus direitos. O sindicato exige ações concretas e imediatas do Ministério da Saúde e da Direção Executiva do SNS para resolver estas irregularidades, que estão a minar a motivação dos profissionais e potencialmente afetando a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights