Sindicato dos Enfermeiros denuncia irregularidades em várias ULS

17 de Dezembro 2024

Enfermeiros queixam-se de imposição de trabalho extraordinário programado e atrasos na avaliação de desempenho. Sindicato exige ação imediata do Ministério da Saúde para resolver problemas.

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou uma série de irregularidades em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) que estão a afetar negativamente os profissionais de enfermagem. Entre as principais queixas estão a imposição de trabalho extraordinário programado e atrasos significativos na avaliação de desempenho. Na ULS de São João, os enfermeiros ainda desconhecem os resultados da avaliação de desempenho referente a 2021/2022, o que prejudica sua progressão salarial. O SE também aponta que esta ULS está a atribuir menos “Relevantes” do que o previsto por lei, limitando as oportunidades de progressão na carreira.  Na ULS do Alto Ave, há relatos de tentativas de impor trabalho extraordinário programado para atender utentes em situação irregular aos sábados, sobrecarregando equipas já exaustas. O presidente do SE, Pedro Costa, criticou estas práticas, afirmando que não é aceitável que os enfermeiros enfrentem sucessivos atropelos aos seus direitos. O sindicato exige ações concretas e imediatas do Ministério da Saúde e da Direção Executiva do SNS para resolver estas irregularidades, que estão a minar a motivação dos profissionais e potencialmente afetando a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This