Criminalidade em Macau desce 12% no primeiro trimestre do ano

24 de Maio 2022

A criminalidade em Macau desceu 12% no primeiro trimestre deste ano, comparativamente a igual período de 2021, anunciou hoje a secretaria para a Segurança da região administrativa chinesa.

As autoridades instauraram 2.565 casos de inquérito criminal, o que se traduz numa “redução de 349 casos” nos três meses em análise, em comparação com o período homólogo de 2021, referiu um comunicado daquele departamento governamental.

Na criminalidade violenta (rapto, homicídio, abuso sexual de criança, sequestro, tráfico e venda de drogas, roubo, violação, fogo e ofensa grave à integridade física), as autoridades registaram 43 casos no primeiro trimestre deste ano contra 71 em igual período do ano passado, numa redução de 39,4%.

“No âmbito dos crimes de violência grave, de rapto, de homicídio e de ofensas corporais graves, continuamos a manter uma taxa zero ou uma taxa muito baixa”, acrescentou o documento.

Também os crimes contra o património apresentaram uma queda no valor de 6,4%, com 1.325 casos nos três primeiros meses de 2022.

Neste balanço da criminalidade do primeiro trimestre de 2022, o gabinete do secretário para a Segurança Wong Sio Chak indicou que “a situação da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus não só tem afetado negativamente a vida económica mas também o estado de segurança da sociedade”.

“A propagação (…) no mundo inteiro teve uma grande influência nas deslocações do público, e os criminosos também se aproveitaram do aumento da dependência do público da internet para praticarem atos ilícitos, levando com que se tenha registado um aumento exponencial dos crimes cibernéticos”, lê-se no documento.

Por isso, salientou o relatório, as autoridades locais intensificaram as inspeções cibernéticas e, “atendendo a que os crimes cibernéticos possuem um caráter altamente transfronteiriço”, nos últimos anos, reforçaram “a troca de informações com os departamentos policiais das regiões vizinhas”.

Medidas que, segundo a tutela da segurança, “alcançaram êxitos”, com uma redução acentuada dos crimes informáticos nos últimos meses: no primeiro trimestre de 2022, registaram-se 48 casos, uma descida de 274 casos em comparação com o período homólogo do ano passado, representando uma diminuição de 85,1%.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights