Fórum do Medicamento apresenta estudo sobre acesso ao medicamento hospitalar

20 de Dezembro 2024

O "Índex Nacional de Acesso ao Medicamento" será apresentado na 16.ª edição do Fórum do Medicamento, no dia 15 de novembro, no Teatro Thalia, em Lisboa, abordando temas como gestão de recursos humanos e despesa em medicamentos.

A 16.ª edição do Fórum do Medicamento realiza-se no próximo dia 15 de novembro, no Teatro Thalia, em Lisboa, onde serão apresentados e discutidos os resultados do Estudo Intercalar do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento”.

Este estudo, com o suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, tem como principais objetivos estudar o processo de gestão de recursos humanos e o seu impacto no circuito do medicamento, caracterizar o processo de consulta farmacêutica, analisar o aumento da despesa em medicamentos em cada instituição e as medidas de controlo potencialmente adotadas, identificar as principais medidas de reorganização decorrentes do novo modelo de gestão, revisitar a real dimensão das ruturas de medicamentos nos hospitais do SNS e identificar as barreiras no acesso ao medicamento junto dos profissionais do SNS.

O painel de debate dos resultados irá reunir Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra; Helena Farinha, da Direção Executiva do SNS; João Costa, da Ordem dos Médicos; e Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.

Na primeira parte do evento, será abordada a “Implementação do novo regulamento europeu de avaliação das tecnologias de saúde”, apresentado por Antun Sablek, da Charles River Associates. Segue-se um debate sobre o tema, com as intervenções de Ana Sampaio, da Associação Portuguesa Doença Inflamatória do Intestino; Joana Alves, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); Rosário Trindade, Corporate Affairs & Market Access Director da AstraZeneca Portugal; e Cláudia Furtado, do INFARMED.

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da AstraZeneca. A sessão será presidida por Francisco Ramos e conta com a moderação da jornalista da RTP, Paula Rebelo.

Este ano, o estudo contempla três novos pontos de avaliação: gestão de recursos humanos, despesa em medicamentos e reorganização dos modelos de gestão, tornando-o uma ferramenta essencial para a análise e discussão do acesso ao medicamento hospitalar em Portugal.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Concurso de 5,88 ME para requalificar antigo hospital da Lousã

A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, abriu concurso público internacional para a reabilitação do antigo Hospital de São João, na Lousã, que vai permitir criar 100 camas para residência de idosos e cuidados continuados de convalescença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights