A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e o Clube de Jornalistas anunciaram a abertura das candidaturas para a 9.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde. Esta iniciativa, que resulta de um protocolo assinado entre as duas entidades em 2016, visa promover a qualidade do jornalismo na área da saúde em Portugal.
As candidaturas podem ser submetidas até às 00:00 do dia 31 de janeiro de 2025, abrangendo sete categorias distintas: Imprensa, Rádio, Televisão, Jornalismo Digital, Universitário Revelação, Grande Prémio e Temático. Este ano, a categoria Temática será dedicada às “Urgências Hospitalares”, refletindo a importância deste tópico no panorama atual da saúde em Portugal.
O prémio tem um valor pecuniário total de 23.500 euros, que será distribuído entre as diferentes categorias e o Prémio Carreira. Este último é atribuído por escolha do júri e não está sujeito a concurso, distinguindo um jornalista com percurso notável na cobertura de temas de saúde.
Podem candidatar-se jornalistas com título profissional válido, autores de trabalhos publicados em 2024 em qualquer meio de comunicação social registado em Portugal. Os trabalhos devem abordar aspetos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), inovação em Saúde ou desenvolvimento económico e social na área da Saúde.
A iniciativa também abre espaço para recém-licenciados de cursos superiores de Comunicação Social e Jornalismo, que podem concorrer ao Prémio APIFARMA/Clube de Jornalistas – Universitário Revelação com trabalhos académicos avaliados e classificados durante 2024.
É importante notar que apenas serão consideradas candidaturas de concorrentes portugueses ou residentes em Portugal, com trabalhos publicados em português. As submissões devem ser feitas através do endereço eletrónico cj@clubedejornalistas.pt.
O regulamento completo do Prémio está disponível para consulta no site do Clube de Jornalistas. Para esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar o mesmo endereço de e-mail.
Esta iniciativa reforça o compromisso da APIFARMA como parceiro ativo da sociedade civil e contribui para a vitalidade do projeto do Clube de Jornalistas, promovendo simultaneamente a excelência no jornalismo de saúde em Portugal.
PR/HN/MMM
0 Comments