PSD/Santarém saúda nomeação de Pedro Marques para liderar ULS da Lezíria

31 de Dezembro 2024

O PSD/Santarém saudou a nomeação de Pedro Marques como novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, afirmando que se trata de um profissional com “competência técnica reconhecida”.

“Esta renovação visa dotar esta importante ULS de uma gestão mais competente e alinhada com as linhas estratégicas definidas pelo Ministério da Saúde e pela Direção Executiva do SNS (…) a escolha do dr. Pedro Marques não acontece por ele ser um ‘amigo do PSD’. Essa escolha provém da competência técnica que lhe é reconhecida”, referiu o PSD de Santarém em comunicado divulgado hoje.

O Conselho de Administração da ULS Lezíria, liderado por Tatiana Silvestre, foi demitido na passada sexta-feira pelo Ministério da Saúde, conforme anunciou a estrutura numa mensagem de despedida.

Hoje, a Comissão Política Distrital do PSD de Santarém defendeu que esta mudança vai ao encontro do Programa Eleitoral do PSD “sufragado nas últimas eleições”.

“A Saúde em Portugal precisa de um novo rumo”, sublinhou o partido, acrescentando que a nomeação de Pedro Marques foi validada pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

Em contrapartida, o PS/Santarém criticou a substituição do Conselho de Administração, considerando-a “sem critérios” e ignorando “a reconhecida competência dos profissionais em funções”.

“O afastamento do atual Conselho de Administração, ao qual queremos reconhecer e agradecer o mérito e competência na prestação do serviço público, é, infelizmente, apenas mais um episódio de uma governação sem rumo, contra a qual o Partido Socialista vai continuar a lutar”, acusou o PS/Santarém.

O Partido Socialista refere ainda que a política de saúde implementada pelo governo tem tido “efeitos catastróficos para milhares e milhares de pessoas”, acusando o governo de praticar uma “gestão da saúde com recurso à substituição cega dos seus gestores”, “de forma descarada, sem argumentação”.

O novo Conselho de Administração da ULS Lezíria será presidido por Pedro Marques.

Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa, com uma especialização em Business Economic and Management, pela Católica Business School de Lisboa, Pedro Marques foi presidente do Conselho de Administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e diretor do Centro de Formação Profissional de Tomar.

Foi também vereador do PSD em Abrantes, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Serra d’Aire, professor e desempenhou funções no setor privado, nomeadamente na área farmacêutica.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights