Candidaturas ao 4.º Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental decorrem até 31 de janeiro

6 de Janeiro 2025

A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) em parceria com a Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançam a 4ª edição do Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental.

Os trabalhos terão de ter sido publicados entre 1 de janeiro de 2024 e 1 de janeiro de 2025.

Cientes do papel imprescindível dos meios de comunicação social em informar, difundir e sensibilizar a população, a SPPSM e a farmacêutica do grupo Johnson & Johnson renovam o seu compromisso com a literacia voltando a reconhecer o trabalho dos jornalistas numa área tão sensível como esta.

O Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental distinguirá as melhores peças jornalísticas na área da Saúde Mental que tenham sido publicadas nos vários meios de comunicação: imprensa, televisão, rádio ou online.

Podem concorrer todos os jornalistas, com carteira profissional válida, residentes em Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, cuja peça jornalística tenha sido publicada ou disseminada num meio de comunicação.

“Nestes quatro anos temos visto um maior interesse por parte dos jornalistas e uma crescente necessidade de informar e sensibilizar cada vez mais para tudo o que envolve a saúde mental.”, disse João Bessa, presidente da SPPSM.

João Condeixa, Diretor de External Affairs da J&J Innovative Medicine Portugal, sublinha: “o trabalho jornalístico de qualidade é um caminho importante para o reforço da literacia do doente, que é um pilar fundamental para a companhia. Para a Johnson & Johnson distinguir estes trabalhos é evidenciar a importância da saúde mental no panorama nacional”.

O Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental terá um valor total de 8.000€, prevendo a atribuição de quatro prémios em quatro categorias: televisão, imprensa, rádio e online, com um valor individual de 2.000€ cada.

As candidaturas poderão ser submetidas até 31 de janeiro de 2025 através do seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVlozIMFG_GDXJAq0lA_C5IEb7-nYeR4RpeTMTUkLmkxddog/viewform?pli=1

Para mais esclarecimentos contactar: sppsm.secretariado@gmail.com.

Regulamento disponível em https://www.sppsm.org/wp-content/uploads/2024/11/Regulamento-Premio_Jornalismo_2025.pdf

A 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde Mental conta como júri: João Marques Teixeira (Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental), João Bessa e Gustavo Jesus (membros da SPPSM), Eugenia Vispo (Johnson & Johnson Innovative Medicine) e Joaquina Castelão (FamiliarMente).

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

JSCML: 189 anos de história médica ganham nova vida

O Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, fundado em 1835, renasceu como plataforma digital de acesso aberto. A publicação em inglês abordará temas relevantes para profissionais de saúde.

Autoridades chinesas descartam preocupação sobre nova pandemia

Imagens de hospitais na China repletos de pacientes com mascaras suscitaram preocupações de uma nova pandemia, desta vez do metapneumovírus humano (hMPV), mas autoridades e especialistas descartam essa possibilidade, apontando para um pico sazonal comum.

Rui Lopes: o psiquiatra que receita versos para curar a alma

Rui Lopes, psiquiatra no Hospital dos Lusíadas em Braga, utiliza a Poetoterapia como ferramenta terapêutica. “A Poetoterapia permite explorar sentimentos através da linguagem poética”, afirma o médico, que é também poeta e autor do livro Cintilar, editado pela Idioteque.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights