Em comunicado enviado à redação da HealthNews, a Ordem critica a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) por criar obstáculos à atratividade do SNS e ao desenvolvimento profissional dos médicos.
Segundo o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, os atrasos nos procedimentos concursais, como o que diz respeito ao grau de consultor, lançado há um ano, são inaceitáveis e têm um impacto negativo na atratividade do SNS. “Mais do que palavras, é importante que os médicos tenham, da parte da tutela, a ação correspondente a uma mensagem de valorização da carreira médica”, afirmou.
A Ordem sublinha que a falta de valorização da carreira médica gera desmotivação e constitui um dos principais obstáculos à fixação de médicos no SNS. Cortes apela à ACSS para que conclua os procedimentos em atraso e crie condições que permitam agilizar todos os concursos necessários.
Com a situação atual, a Ordem dos Médicos destaca a urgência em valorizar tanto a carreira como o trabalho dos profissionais de saúde, afirmando que “sem valorizar a carreira e o trabalho médico não há valorização do SNS”.
NR/HN
0 Comments