5.ª edição do Prémio Maria de Sousa reconhece talento jovem na ciência portuguesa

20 de Janeiro 2025

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL anunciam a 5.ª edição do Prémio Maria de Sousa, que distingue projetos de investigação na área das Ciências da Saúde desenvolvidos por jovens investigadores portugueses, com idade até 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro.

O prémio foi criado em 2021 com o objetivo de perpetuar o legado da médica e grande investigadora Maria de Sousa, uma figura marcante da ciência e da academia em Portugal.

No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros por um máximo de cinco vencedores, e inclui obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência, reforçando o compromisso com a formação além-fronteiras.

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, afirma que este prémio é «um tributo merecido a uma mulher que dedicou a vida à ciência e ao conhecimento, deixando um exemplo que continua a inspirar as novas gerações de investigadores».

Rui Costa, Presidente do Júri, recorda o impacto de Maria de Sousa na ciência e na vida dos jovens investigadores: «O Prémio reflete o seu espírito de abertura e incentivo ao pensamento inovador. Queremos que os jovens cientistas portugueses continuem a desafiar os limites do conhecimento».

Para Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL, «é com grande satisfação que continuamos a apoiar esta iniciativa, que combina a homenagem a uma grande mulher da ciência com o incentivo ao talento e à criatividade das novas gerações de investigadores».

O júri da edição de 2025 é composto por cientistas de renome que mantiveram uma relação próxima com Maria de Sousa: Maria do Carmo Fonseca (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), Miguel Castelo-Branco (Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional da Universidade de Coimbra), Joana Palha (Escola de Medicina da Universidade do Minho) e João Relvas (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto), presididos pelo neurocientista Rui Costa (Allen Institute, EUA).

Candidaturas abertas até 31 de maio. Regulamento e informações detalhadas disponíveis aqui.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights