Programa GÉNESE da Gilead marca década com impacto em VIH, hepatites e cancro da mama

11 de Fevereiro 2025

Gilead celebra 10 anos do Programa GÉNESE com 3 milhões investidos em 124 projetos de saúde em Portugal, destacando VIH, hepatites e cancro da mama.

A Gilead Sciences assinalou esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, a 10ª edição do Programa Gilead GÉNESE, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, consolidando a iniciativa como um dos principais pilares de responsabilidade social corporativa da indústria farmacêutica em Portugal. Com um investimento acumulado de quase 3 milhões de euros ao longo de uma década, o programa já apoiou 124 projetos de investigação e intervenção comunitária, envolvendo 51 entidades nacionais em áreas como VIH, hepatites virais crónicas, cancro da mama e COVID-19.

Na edição comemorativa, foram selecionados 10 projetos (cinco de investigação e cinco comunitários) entre 47 candidaturas, abrangendo VIH, hepatites e cancro da mama, com um financiamento total de aproximadamente 300 mil euros. Os vencedores incluem iniciativas como a plataforma “EVITA” para prevenção de cancro hereditário, o projeto “Mosaico” para microeliminação de hepatites, e “Mulheres com Voz”, focado em populações vulneráveis.

María Río, Vice-Presidente e Diretora-Geral da Gilead Espanha e Portugal, destacou o duplo impacto do programa: “Impulsionamos a investigação científica e melhoramos a literacia em saúde, tocando a vida de quem busca respostas e de quem não deixa ninguém para trás”. A cerimónia, com mais de 100 participantes, incluiu um debate sobre “Investigação Clínica: Um desígnio para a Saúde em Portugal”, com especialistas como Carlos Martins (ULS Santa Maria) e José Dinis (IPO Porto).

Sob Alto Patrocínio do Presidente da República, o GÉNESE, criado em 2013, visa fomentar conhecimento científico e práticas inovadoras em Oncologia (linfomas e cancro da mama) e Virologia (VIH e hepatites). Os projetos comunitários desta edição receberam até 40 mil euros cada, reforçando a aposta em soluções locais para desafios globais.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights