Politécnico de Setúbal debate qualidade de vida em congresso científico internacional

18 de Fevereiro 2025

Investigadores/as nacionais e internacionais vão estar reunidos na Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), entre os próximos dias 27 e 28, para um congresso onde serão discutidos os mais recentes avanços da ciência em matéria de qualidade de vida.

O evento internacional, que cumpre a sua 3.ª edição, é organizado pelo Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), consórcio do qual o IPS faz parte, debruçando-se sobre a temática “Inovação e Sustentabilidade para um Futuro de Qualidade”.

Com abertura pelas 09h30 de dia 27, o 3.º Congresso Internacional do CIEQV distribui-se entre seis conferências, a cargo dos/as investigadores/as José Rodrigues e José Amendoeira, do Politécnico de Santarém, Francisco Gonzalez-Fernández, da Universidade de Granada, Espanha, José Amoroso, do Politécnico de Leiria, Pedro Ferreira, da Universidade do Porto, Maria José Sousa, do ISCTE-IUL, e Cristina Amaro da Costa, do Politécnico de Viseu.

Ao longo de dois de trabalho, marcados também por vários workshops e momentos dedicados a comunicações livres, serão abordadas temáticas que se prendem com as linhas de investigação desenvolvidas pelo CIEQV, nomeadamente Educação de Qualidade; Sustentabilidade Social e Empreendedorismo; Sistemas Agroalimentares Sustentáveis; Atividade Física e Desporto; e Determinantes Sociais e Indicadores de Saúde para a Qualidade de Vida.

Dirigido a investigadores, académicos, profissionais e estudantes interessados no tema, o congresso pretende constituir um espaço de intercâmbio internacional entre pares, dando a conhecer boas práticas, novos estudos e tecnologias de ponta, ao mesmo tempo que procura aumentar a consciencialização do público, comunidades e organizações para as várias dimensões da qualidade de vida.

O CIEQV é uma unidade multidisciplinar de Investigação e Desenvolvimento (I&D) alinhada com as prioridades da Agenda 2030 no que respeita a alguns dos desafios mais prementes da vida em sociedade, em diferentes grupos etários e contextos sociais. O consórcio, coordenado pelo Politécnico de Santarém, agrega cinco instituições de Ensino Superior Politécnico, contando com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Para mais informações sobre programa e inscrições, consultar aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights