O projeto Angels, tem o apoio da ESO e tem desempenhado um importante esforço ao longo do tempo, no sentido de motivar os profissionais para as melhores práticas, monitorizar procedimentos e diagnosticar pontos fracos onde atuar para que se atinjam os objetivos. Para tal são fundamentais os registos clínicos, ações junto dos profissionais e população e mesmo simulações de Vias Verdes como a ocorrida em Março de 2023 na nossa instituição.
As várias UAVCs premiadas no nosso país vê assim valorizado o esforço efetuado para aumentar o conhecimento sobre o seu trabalho e assim otimizar procedimentos no sentido de oferecer o melhor tratamento no mais curto espaço de tempo. São assim premiados o número de doentes tratados e a qualidade dos registos efetuados. Aspetos só possíveis com muita teimosia e brio profissional e com equipas dedicadas e que se vão auto motivando constantemente.
A título de exemplo, os registos dos doentes internados na UAVC em 2024 permitem saber que a mediana de tempo desde a ocorrência do AVC à chegada ao Hospital de São Bernardo, foi de 132 min. Tempo excessivo mas inferior à mediana nacional. Ou que a mediana do tempo porta-agulha foi de 41 min (sobreponível ao nacional). Mas acima de tudo refletir acerca do trabalho efetuado e estabelecer novas metas e estratégias.
Os três prémios Gold Status recebidos são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido não só pelo Serviço de Neurologia, que teve especial importância nos registos efetuados, mas também por todos os elos desta cadeia que permite o tratamento mais adequado para a patologia cerebrovascular. Cadeia que começa na Via Verde de AVC pré-hospitalar e hospitalar, se continua no internamento e prossegue após a alta através do seguimento e reabilitação.
NR/PR/HN
0 Comments