Inibidor epigenético: nova arma contra a malária

24 de Fevereiro 2025

Estudo internacional liderado por cientistas alemães identifica inibidor específico que mata o parasita da malária, abrindo caminho para uma nova classe de medicamentos antimaláricos que podem atuar em todas as fases do ciclo de vida do patógeno

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pelos professores Markus Meißner da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (LMU) e Gernot Längst da Universidade de Regensburg, fez uma descoberta significativa na luta contra a malária. O estudo, publicado na revista Nature, revela novos insights sobre a regulação genética do Plasmodium falciparum, o principal causador da malária, e identifica um inibidor específico que pode levar ao desenvolvimento de uma nova classe de medicamentos antimaláricos.

A malária continua a ser uma das maiores ameaças à saúde global, com cerca de 247 milhões de infeções e mais de 600.000 mortes em 2022, principalmente na África Subsaariana. Esta realidade destaca a necessidade urgente de abordagens inovadoras para o tratamento e prevenção da doença.

Os investigadores identificaram o remodelador de cromatina PfSnf2L como um regulador-chave de genes cruciais para várias etapas do desenvolvimento do parasita. Maria Theresia Watzlowik, autora principal do estudo, explica que o PfSnf2L é essencial para que o P. falciparum ajuste dinamicamente a expressão genética.

A descoberta mais promissora do estudo é um inibidor altamente específico que mata apenas o Plasmodium falciparum. O professor Gernot Längst destaca que este inibidor representa uma nova classe de antimaláricos, potencialmente visando todas as fases do ciclo de vida do parasita.

O professor Markus Meißner enfatiza a importância de integrar a epigenética na investigação da malária. Futuros trabalhos concentrar-se-ão em testar pequenas moléculas que inibem a maquinaria epigenética do parasita e explorar a sua eficácia em modelos pré-clínicos.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights