Conferências CAC Porto regressam à Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

5 de Março 2025

As Conferências CACPorto – Centro Académico Clínico regressam à Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), integradas nas celebrações dos 200 anos desta instituição.

A iniciativa, que junta a FMUP e a ULS São João, visa promover a discussão sobre o trabalho de investigação desenvolvido em diversas áreas da saúde, contando também com especialistas de outras instituições nacionais e internacionais.

O programa deste ano prevê uma série de Conferências, sempre com início às 12h30. A primeira, com o título “Adaptative Learning-use in Laboratory Medicine”, está marcada para o dia 12 de março.

O protagonista será Nader Rifai, professor de Patologia da Harvard Medical School e diretor de Química no Departamento de Medicina Laboratorial do Boston Children’s Hospital, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

São já conhecidos os conferencistas que se seguem ao longo deste primeiro semestre do ano. No dia 10 de abril, às 12h30, João Sérgio Neves, professor e investigador na FMUP, além de médico endocrinologista na ULS São João, falará sobre “Agonistas do recetor GLP-1 e Risco Cardiovascular na Diabetes e Obesidade”.

No dia 8 de maio, à mesma hora, Rui Bergantim dará uma Conferência intitulada O Papel das Vesiculas Extracelulares e MicroRNA como Biópsias Líquidas em Mieloma Múltiplo”. Especialista em Hematologia Clínica na ULS São João, o conferencista é docente na FMUP, onde fez o Doutoramento em Medicina e Oncologia Moleculares.

A 12 de junho, também às 12h30, Guilherme Macedo, professor da FMUP e especialista em Gastrenterologia na ULS São João, abordará o “Impacto Clínico Potencial dos Novos Projetos de Investigação do Serviço de Gastrenterologia”.

Vítor Lopes, professor da FMUP, onde se doutorou em Medicina, e médico cirurgião na ULS São João, usará da palavra no dia 10 de julho, às 12h30, para proferir a Conferência “Simulação no Ensino da Cirurgia – Desafios e Oportunidades”

A entrada é livre para a comunidade académica, mediante inscrição prévia.

As comemorações do bicentenário da FMUP, iniciadas em novembro de 2024, irão decorrer ao longo de 2025, contemplando uma série de atividades de caráter científico e cultural para assinalar esta efeméride.

NR/FMUP/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Ana Escoval: Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Liderança em Saúde em Eventos Extremos: Estamos preparados?

Carolina Duarte Lopes
Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.
Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP), Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.

Jair Bolsonaro deverá ter alta nos próximos dias

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que continua a recuperar de uma cirurgia ao intestino, receberá alta hospitalar “nos próximos dias”, segundo o boletim médico divulgado hoje.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights