MOG e GAT unem esforços na luta contra o HPV: Apelo à vacinação e rastreio

5 de Março 2025

Associações MOG e GAT juntam-se para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do HPV, apelando ao alargamento da vacinação e implementação de rastreios regulares.

No mês em que se assinala o Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV, a MOG (Movimento Oncológico Ginecológico) e o GAT (Grupo de Ativistas em Tratamento) uniram forças para sensibilizar a população portuguesa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Vírus do Papiloma Humano (HPV). Esta iniciativa conjunta visa reforçar a necessidade de alargar a vacinação e implementar rastreios regulares como ferramentas essenciais para combater as doenças associadas ao HPV e salvar vidas.

Portugal destaca-se como líder europeu na vacinação contra o HPV, com uma cobertura vacinal de 91% até aos 15 anos em 2023, superando significativamente a média de 64% da União Europeia. Apesar deste sucesso notável, as associações sublinham a importância de não negligenciar os grupos populacionais não abrangidos pelo Plano Nacional de Vacinação, mas que estão em risco e poderiam beneficiar da vacinação.

Cláudia Fraga, presidente da MOG, enfatiza a eficácia e segurança da vacina contra o HPV como ferramenta de prevenção primária. Ela apela ao alargamento da vacinação a todos os jovens, independentemente do género, para maximizar a proteção contra os tipos de HPV mais associados ao cancro. Além disso, Fraga destaca a crucial importância do rastreio regular através do teste de Papanicolau para a deteção precoce de lesões pré-cancerosas.

O GAT, representado pelo seu Diretor Geral Luís Mendão, chama a atenção para a necessidade de proteger grupos populacionais mais vulneráveis, como pessoas com VIH e outras doenças associadas. Mendão defende uma agenda de vacinação mais abrangente e um aumento no número de vacinas gratuitas e comparticipações do Estado para estes grupos de risco.

O HPV é uma infeção sexualmente transmissível extremamente comum, afetando entre 85% a 90% das pessoas sexualmente ativas em algum momento das suas vidas. Embora muitas infeções sejam assintomáticas e desapareçam espontaneamente, algumas podem persistir e levar ao desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e, eventualmente, cancro.

Este vírus é responsável por uma percentagem significativa de vários tipos de cancro, incluindo 95% dos cancros do colo do útero, 91% dos cancros do ânus, e percentagens elevadas de cancros da vagina, orofaringe, vulva e pénis. A transmissão ocorre principalmente através da atividade sexual, incluindo qualquer contacto íntimo pele a pele.

As associações alertam que, embora o preservativo seja recomendado e reduza a probabilidade de transmissão, não oferece proteção total contra o HPV. Por isso, a vacinação e o rastreio regular são fundamentais na luta contra esta infeção e suas potenciais consequências graves.

Esta iniciativa conjunta da MOG e do GAT representa um passo importante na consciencialização sobre o HPV em Portugal, reforçando a necessidade de uma abordagem abrangente que inclua vacinação alargada, rastreios regulares e informação adequada para toda a população.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights