ESSATLA promove 38.ª edição da Pós-Graduação em Doente Crítico

10 de Março 2025

Enfermagem em endoscopia digestiva, anestesiologia e diálise são algumas das mais recentes apostas da Instituição

Comprometida com a formação de profissionais de excelência, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica acaba de reforçar a oferta formativa para a área de enfermagem. A par das novidades, a Instituição promove também uma formação já reconhecida no setor. Seguindo para a sua 38.ª edição, a Pós-Graduação Avançada em Doente Crítico foi criada em 2015, tendo formado mais de 400 enfermeiros nos últimos 10 anos.

Creditada pela Ordem dos Enfermeiros, a Pós-Graduação em Doente Crítico tem a duração de seis meses, num total de 112 horas de formação. O propósito do curso é habilitar os licenciados em medicina e enfermagem com conhecimentos avançados na área do doente crítico, para o desenvolvimento da sua intervenção em contexto de emergência pré e intra-hospitalar ou trauma, entre outros. As inscrições estão disponíveis até dia 28 deste mês. As aulas arrancam a 5 de abril.

Nova aposta em Enfermagem em Endoscopia Digestiva

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, os enfermeiros que exercem funções nas unidades de endoscopia digestiva devem ser detentores de conhecimentos e competências que lhes permitam – ao longo da realização dos procedimentos endoscópicos digestivos –, garantir um atendimento integral, preventivo, efetivo e oportuno. É com este objetivo que a ESSATLA lança Pós-Graduação em Enfermagem em Endoscopia Digestiva, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências técnico-científicas que possibilitem a prestação de cuidados de enfermagem às pessoas submetidas a procedimentos endoscópicos de diagnóstico e de tratamento do foro digestivo.

As aulas vão decorrer entre abril e novembro, estando divididas em componente teórica – entre abril e setembro –, e componente prática – de setembro a novembro –, com as aulas às sextas (das 17h00 às 21h00) e sábados (das 9h00 às 17h30) e pausa letiva no mês de agosto. A fase de candidaturas vai estar aberta até 26 de março, com início previsto a 3 de abril.

Anestesiologia para enfermeiros

Ciente da complexidade inerente à prestação de cuidados de enfermagem a pacientes sob efeito de anestesia, a nova Pós-Graduação em Anestesiologia para Enfermeiros tem como objetivo dotar os profissionais de enfermagem dos conhecimentos e das competências necessárias para tal. O desenvolvimento de aptidões tanto na prestação de cuidados seguros e de qualidade, como também na vigilância e monitorização dos pacientes – sem deixar de lado a gestão eficaz da dor –, são alguns dos aspetos que vão ser abordados ao longo da formação. Com candidaturas abertas até 31 de março, a pós-graduação arranca a 10 de abril, com aulas todas a terças e quartas-feiras em regime pós-laboral (das 17h00 às 21h00).

Melhorar os cuidados aos doentes que necessitam de diálise

Também novidade, a Pós-Graduação em Diálise para Enfermeiros tem, como base, os progressos significativos que, nos últimos anos, se foram observando na área de cuidados à pessoa que necessita de diálise – nomeadamente no campo das técnicas de substituição da função renal. Permitindo o acesso à atribuição da “Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Diálise”, é expectável que, ao longo da formação, se desenvolvam as competências necessárias para que seja possível dar resposta às necessidades das pessoas com doença renal e a necessitar de diálise, englobando questões como implementação, manutenção e interrupção do tratamento dialítico. As inscrições para a pós-graduação já estão abertas, decorrendo até ao dia 31 de março. As aulas iniciam-se em abril, sendo lecionadas à sexta-feira (das 17h00 às 21h00) e ao sábado (das 08h30 às 18h30).

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights