Guida Moutinho e Marisa Fernandes
Enfermeiras no Serviço de Cirurgia Geral da ULS Braga

Março Azul: A Importância da Prevenção do Cancro Colorretal

03/20/2025

O mês de março, denominado “Março Azul” é assinalado mundialmente como, uma campanha de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro do intestino, nomeadamente do colon e reto.

Segundo o Sistema Nacional de Saúde, são diagnosticados, por ano, cerca de 10 mil novos casos de cancro do cólon e reto. Sendo um dos tipos de cancro mais comuns e uma das principais causas de morte, torna-se primordial sensilbilizar e consciencializar a população sobre a importância da prevenção desta patologia.

Como melhores estratégias no combate e redução do risco do cancro colorretal surge a prevenção através de:

Adopção de Hábitos de Vida Saudáveis, como uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas e vegetais, pobre em carnes processadas e gorduras saturadas. A prática regular de exercício físico, a manutenção de um peso adequado, a redução do consumo de álcool e a evicção do tabaco também são fatores determinantes.

Diagnóstico precoce que surge como outro aspeto essencial pois estima-se que aumenta para mais de 90% a taxa de sobrevivência. É realizado através de rastreio. O exame mais utilizado neste rastreio é a pesquisa de sangue oculto nas fezes, que deve ser efetuado entre os 50 e os 74 anos de idade ou mais cedo se existir história familiar da doença. Se se detetarem anomalias, a colonoscopia torna-se o exame de eleição que permite confirmar ou excluir a presença de lesões pré-malignas ou malignas.

Um Apelo à Ação

Procurar informação, adotar um estilo de vida saudável e realizar os rastreios recomendados são passos fundamentais para reduzir a incidência da doença. Quando esta surge numa fase inicial, pode ser assintomática. Existindo sinais e sintomas , como alterações do trânsito intestinal, sangue nas fezes, perda de peso inexplicável ou fadiga constante, o tumor pode já estar instalado .Mas existe uma boa evidência de que o cancro colorretal é, em grande parte, evitável e tratável quando detetado precocemente .

O “Março Azul” não deve ser apenas um mês de sensibilização, mas um ponto de partida para que a prevenção do cancro colorretal seja encarada como uma prioridade de saúde pública. É fundamental que a população tenha acesso a rastreios regulares e que exista um maior investimento na sensibilização e na literacia em saúde.

A prevenção é sempre o melhor remédio.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Propostas Prioritárias do PS para a Saúde: Fernando Araújo destaca inovação, valorização profissional e prevenção

Em entrevista ao HealthNews, Fernando Araújo, Professor Catedrático, médico, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XXI Governo Constitucional e primeiro Diretor Executivo do SNS, apresenta as prioridades do PS para as legislativas de 18 de maio: reforço do acesso e combate às desigualdades, integração de cuidados, valorização dos profissionais, inovação tecnológica, desburocratização do SNS, promoção da saúde e aposta na prevenção, com cooperação reforçada entre setores público, privado e social.

CHEGA propõe Sistema Nacional de Saúde integrado e valorização dos profissionais

No seu programa político para a área da Saúde, o CHEGA propõe uma reestruturação profunda do SNS, defendendo um Sistema Nacional de Saúde que articule setores público, privado e social, com Sistemas Locais de Saúde para combater desigualdades. Prioriza a valorização das carreiras dos profissionais, incentivos à fixação, acesso célere a cuidados, aposta na telemedicina, combate às dependências e reforço da saúde mental e da prevenção.

Mário Amorim Lopes (IL) propõe reforma estrutural na Saúde com integração de setores público, privado e social

Mário Amorim Lopes, professor auxiliar na Universidade do Porto; investigador no INESC-TEC e cabeça de lista do Iniciativa Liberal (IL) pelo distrito de Aveiro nas próximas eleições legislativas, marcadas para o dia 18 de maio, defende, em entrevista ao HealthNews, uma reforma profunda do SNS através do modelo SUA Saúde, que integra todos os prestadores para garantir acesso universal. Propõe ainda incentivos à fixação de profissionais, aposta na prevenção, digitalização e reforço da saúde mental, com financiamento por capitação ajustada à carga de doença.

Bernardino Soares: Propostas Prioritárias da CDU para a Saúde

Bernardino Soares, Membro do Comité Central do PCP e Candidato da CDU às Eleições Legislativas de 18 de maio, defende, em entrevista ao HealthNews, o reforço do SNS, com mais investimento público, valorização dos profissionais, combate à privatização, acesso universal a cuidados de saúde, aposta na saúde mental e prevenção das dependências, garantindo financiamento adequado e qualidade no serviço público.

Raquel Pichel: O LIVRE tem um compromisso inabalável com um SNS público, universal, gratuito e verdadeiramente acessível a todas as pessoas

O LIVRE, através de Raquel Pichel, médica e candidata do partido pelo círculo do Porto nas legislativas de 18 de maio, defende um SNS público, universal e gratuito, valorização dos profissionais de saúde, reforço dos cuidados primários, aposta na saúde mental, combate às dependências e medidas para responder ao envelhecimento e doenças crónicas, garantindo sustentabilidade e justiça no acesso aos cuidados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights