A editora Lidel apresenta um novo livro sobre “Enfermagem Avançada”, com a coordenação de Rita Marques, especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Reabilitação, Manuela Néné, especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, e Carlos Sequeira, professor coordenador principal na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).
A enfermagem, sem perder os seus atributos essenciais — presença no momento, atenção, escuta e compaixão —, enfrenta o desafio de responder às necessidades atuais de cuidado, enquanto antecipa as necessidades de amanhã. Os profissionais de enfermagem devem assumir um papel fundamental na linha da frente de uma abordagem colaborativa, interdisciplinar e transdisciplinar com vista a garantir cuidados seguros e de qualidade. Este compromisso visa, portanto, promover a saúde, o bem-estar e o conforto de todas as pessoas.
“(…) a enfermagem precisa continuar a valorizar-se como profissão e ter consciência de que a sua essência possibilita ocupar um lugar privilegiado, pois não existe enfermagem sem interação humana e apenas uma pequena parte das suas funções poderá ser substituída pelo avanço tecnológico.”
In Nota Introdutória da Coordenação
Atualmente, a Enfermagem Avançada assume-se como um catalisador de mudança e inovação em saúde, sustentada por evidências científicas e de formação, investigação, reflexão e liderança contínuas. Numa sociedade em constante evolução, as necessidades da população também se alteram, desafiando a enfermagem a adotar uma abordagem flexível e ajustada aos cuidados de saúde contemporâneos.
Enquanto ciência, disciplina académica e profissão em contínua evolução, a Enfermagem Avançada fundamenta-se em competências clínicas diferenciadas e numa visão abrangente das necessidades individuais. Ao reconhecer cada pessoa como um ser único, inserido no seu contexto familiar e comunitário, a enfermagem promove um cuidado completo, personalizado e humanizado, colocando a pessoa no centro da sua prática.
“É difícil imaginar uma profissão em que a formação dos seus profissionais
não esteja atualizada. E no caso da enfermagem, os numerosos avanços científicos aliados à crescente procura de novas necessidades de cuidados
e de novos sistemas de oferta de cuidados de saúde, tornam absolutamente imprescindível a atualização contínua dos enfermeiros.
Este é o sentido principal do livro Enfermagem Avançada onde é apresentada uma perspetiva atualizada dos cuidados de enfermagem, respondendo às exigências atuais e futuras.”
In Prefácio de Maria Teresa Lluch-Canut
Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Barcelona
E professora Catedrática de Enfermagem Psicossocial e Saúde Mental da Universidade
Apresentando um olhar atualizado sobre a Enfermagem e estruturado em nove partes, este livro destina-se a enfermeiros interessados numa enfermagem avançada, investigadores e estudantes de ensino pós-graduado (Pós-graduação, Mestrado ou Doutoramento) em Enfermagem.
Conteúdos Abordados
- Enfermagem avançada: origens, desenvolvimento enquanto disciplina científica e domínios de atuação;
- A identidade profissional da enfermagem;
- Enfermagem avançada versus prática avançada de enfermagem;
- Escolas de pensamento, modelos e teorias da enfermagem do século XXI;
- A regulação em enfermagem baseada na evidência;
- A tomada de decisão em enfermagem: autonomia e ética;
- O valor da enfermagem: económico e padrões de qualidade;
- Enfermagem no ambiente dos sistemas de informação;
- A linguagem classificada concretizada pela enfermagem especializada;
- Indicadores de resultados: projetos de melhoria contínua dos cuidados, práticas de liderança;
- A metodologia científica do processo de enfermagem;
- Diagnósticos em enfermagem.
Sobre os Coordenadores:
Rita Marques
Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem e do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica. Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar de Saúde da Universidade Católica Portuguesa e no Centre for Innovative Care and Health Technology do Instituto Politécnico de Leiria. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Reabilitação.
Manuela Néné
Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa. Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Investigadora no nursID – Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem, no CINTESIS@RISE e no Instituto de Saúde Ambiental da Universidade de Lisboa.
Carlos Sequeira
Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Investigador Principal no CINTESIS@RISE e na ESEP. Presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental; Editor-Chefe da Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental.
NR/PR/HN
0 Comments