Livro reúne perguntas e respostas essenciais sobre osteoporose pensado para médicos de medicina geral e familiar

31 de Março 2025

O livro "Osteoporose: Questões Fraturantes", escrito pelos especialistas em Reumatologia Prof. Doutor Fernando Pimentel dos Santos e Dr. Tiago Meirinhos, foi lançado esta sexta-feira no 42º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

 

Desenvolvido com o apoio da Tecnimede, empresa portuguesa que oferece um portfólio de medicamentos sujeitos a receita médica e de medicamentos inovadores, da Springer Healthcare Communications e com apoio institucional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), este livro de bolso dirigido aos profissionais de saúde aborda as questões mais prementes sobre a osteoporose, contribuindo para a atualização científica e oferecendo apoio à prática clínica na área.

Em Portugal, a osteoporose é uma condição de saúde que, segundo dados epidemiológicos de 2019, tem uma prevalência estimada de 22% nas mulheres e de 6,7% nos homens com mais de 50 anos e apresenta um impacto social e individual considerável. Apesar da consciencialização crescente, a doença permanece subdiagnosticada e subtratada. Um exemplo preocupante é que apenas 25% das mulheres elegíveis para tratamento, com base no risco de fratura, recebem tratamento adequado. Estima-se que a osteoporose seja responsável por cerca de oito fraturas de fragilidade por hora em Portugal, com a fratura da anca a representar a fratura mais grave, necessitando quase sempre de hospitalização e intervenção cirúrgica.

Considerando o papel fundamental dos médicos de família na realização de uma avaliação inicial abrangente e minuciosa dos pacientes, este livro de bolso, elaborado com base em perguntas e respostas, apresenta-se como um recurso indispensável. As respostas a questões como a abordagem do paciente com suspeita de osteoporose, a gestão da osteopenia, as estratégias não farmacológicas e os tratamentos farmacológicos a serem considerados, o risco de osteonecrose da mandíbula, o início do tratamento após uma fratura, assim como a monitorização e a pausa terapêutica, são fruto de uma combinação de pesquisa clínica, diretrizes práticas e casos de estudo com o objetivo de promover uma abordagem holística e multidisciplinar na orientação dos pacientes com esta condição. O livro destaca ainda a importância de combater a inércia terapêutica, fundamentando as intervenções clínicas na melhor e mais robusta evidência científica que se encontra disponível.

O autor Dr. Tiago Meirinhos considera que “apesar de todos os esforços que temos feito na melhoria do rastreio e tratamento da osteoporose, são ainda muitos os utentes que diariamente sofrem fraturas de fragilidade, impactando negativamente a sua qualidade de vida, e agravando a morbimortalidade. O objetivo deste livro é proporcionar a todos os colegas, nomeadamente aos médicos de Medicina Geral e Familiar, uma ferramenta prática e de fácil acesso a todas as dúvidas de osteoporose na prática clínica, nomeadamente relacionadas com a abordagem, tratamento e seguimento destes utentes”.

Para o também autor, Prof. Doutor Fernando Pimentel dos Santos: “A osteoporose é uma doença silenciosa que afeta milhões de pessoas, especialmente idosos. O envelhecimento da população portuguesa exige atenção dos profissionais de saúde. Disponibilizar um livro prático e acessível, baseado em perguntas e respostas, assume-se como uma ferramenta valiosa para capacitar os médicos de Medicina Geral e Familiar e contribuir para que os doentes recebam o melhor cuidado possível”.

O livro “Osteoporose: Questões Fraturantes” está disponível em formato físico através do contacto direto com os Delegados de Informação Médica (DIM) ou com a Medical Science Liaison (MSL) da Tecnimede. A versão digital ficará disponível na plataforma Tecnishare. Além disso, o livro incorpora o acesso a três folhetos informativos que os médicos podem distribuir aos seus pacientes, abordando temas como nutrição, prevenção de quedas e exemplos de exercício físico a fazer na prevenção e tratamento da osteoporose.

Mais do que uma questão de saúde óssea, a osteoporose é um problema que compromete a qualidade de vida, a autonomia e a mobilidade dos doentes. Este livro tem como principal objetivo promover a sua sensibilização, prevenção e tratamento, reduzindo o impacto socioeconómico da doença e melhorando a qualidade dos cuidados prestados.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights