ULS Médio Tejo cria Centro de Responsabilidade Integrada de Diabetes e Obesidade

2 de Abril 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai criar o Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), dedicado ao tratamento da obesidade e diabetes, a par do Centro de Tratamento à Obesidade Mórbida, foi hoje anunciado.

A criação do CRI de Obesidade e Diabetes tem como objetivo “obter ganhos em saúde, colocando o utente na centralidade de cuidados abrangentes”, desde o diagnóstico até à prevenção e ao tratamento de complicações, indicou, em comunicado, o Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas (distrito de Santarém).

O projeto, cuja especialidade está centrada na unidade hospitalar de Tomar e com consultas externas, a partir de hoje, nos três hospitais da ULS – em Abrantes, Tomar e Torres Novas -, prevê também o aumento do acesso dos utentes através de telemedicina, bem como, entre outras medidas, “o aumento significativo da colocação de sistemas de perfusão contínua de insulina (“bombas de insulina” de última geração).

Notando que em Portugal a prevalência de obesidade tem “aumentado constantemente”, com um “número crescente de adultos e crianças a serem afetados”, a ULS refere que esta tendência, combinada com o envelhecimento da população, contribui para o aumento da prevalência de diabetes”.

Nesse sentido, indica, a resposta a estes problemas de saúde pública “exige uma abordagem integrada, que inclua a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento contínuo”.

Para a ULS Médio Tejo, o novo CRI representa um “passo importante nesta direção”, ao reunir uma equipa de profissionais de saúde que inclui médicos das especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Nefrologia, em “estreita colaboração” com os serviços de Psiquiatria, Oftalmologia e Fisiatria, enfermeiros especializados em diabetes, nutricionistas, psicólogos e podologista.

“Com esta equipa multidisciplinar e abordagem integrada, poderemos oferecer um cuidado mais eficaz, completo e em condições de equidade aos doentes com diabetes e obesidade da nossa região”, afirma a diretora do CRI, Cristina Gonçalves, citada na nota informativa, sublinhando que o mesmo “representa um passo importante para melhorar a saúde e o bem-estar” da comunidade.

Desde a sua criação, a ULS Médio Tejo contratualizou quatro CRI distintos com equipas multidisciplinares de profissionais de saúde da instituição: de Ortopedia (em outubro de 2023), de Saúde Mental (em julho de 2024), o de Cirurgia de Ambulatório (em outubro de 2024) e, agora, o de Obesidade e Diabetes.

A ULS Médio Tejo dá resposta direta a cerca de 169.270 utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei, concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco. A estrutura possui três hospitais: Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas entre si por cerca de 30 quilómetros.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights