Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

2 de Abril 2025

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

O auditório do Hospital CUF Viseu será palco, no dia 17 de maio de 2025, entre as 08h50 e as 13h00, do workshop intitulado “Perturbações do Neurodesenvolvimento: do Diagnóstico ao Tratamento”. Organizado em parceria com o Centro Académico CUF, este evento tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de profissionais de saúde sobre as perturbações do neurodesenvolvimento.

Destinado a especialistas em áreas como Psiquiatria, Psicologia e Medicina Geral e Familiar, o workshop abordará temas relacionados com as Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), focando-se na sua manifestação ao longo da vida. A formação pretende capacitar os participantes para uma abordagem clínica e terapêutica mais eficaz destas condições.

Dados recentes revelam que a prevalência das perturbações do neurodesenvolvimento varia amplamente entre 4,7% e 88,5%, sendo o PHDA uma das mais comuns na infância. Estima-se que afete cerca de 7,2% das crianças e 2,5% dos adultos. Contudo, especialistas alertam para um subdiagnóstico significativo destas condições, o que reforça a necessidade de iniciativas como esta para melhorar o reconhecimento e tratamento dos casos.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights