O projeto i2X – Implementação Inteligente do Formato Europeu de Intercâmbio de Registos Eletrónicos de Saúde (EEHRxF) – marca um avanço significativo na digitalização e interoperabilidade dos sistemas de saúde na União Europeia. Liderado pela tecnológica portuguesa UpHill, o consórcio reúne 38 parceiros de 12 Estados-Membros e impactará diretamente mais de 3 milhões de cidadãos europeus. Financiado pela Comissão Europeia com €8 milhões, o i2X é um passo concreto para a criação do Espaço Europeu de Dados em Saúde.
O objetivo central do i2X é garantir que os dados clínicos possam ser partilhados além-fronteiras com eficiência e segurança, promovendo uma maior resiliência nos sistemas de saúde europeus. Entre os benefícios esperados estão a redução da duplicação de exames médicos e custos associados, bem como a diminuição dos riscos causados pela falta de informação clínica. A iniciativa também visa aumentar em 75% o acesso dos pacientes aos seus próprios dados e melhorar em até 80% a qualidade dos registos eletrónicos estruturados.
Ao longo dos próximos quatro anos, serão desenvolvidos 35 projetos-piloto em áreas prioritárias como prescrição eletrónica, exames médicos e relatórios clínicos. Em Portugal, as implementações ocorrerão na Unidade Local de Saúde de Coimbra e no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM). Além disso, tecnologias avançadas como inteligência artificial serão integradas para otimizar fluxos clínicos e melhorar a experiência dos profissionais e pacientes.
No centro do projeto está o X-Format (Formato Europeu de Intercâmbio), elemento essencial do regulamento do Espaço Europeu de Dados em Saúde aprovado recentemente. Este formato permite tanto o uso primário dos dados para cuidados médicos como o uso secundário para investigação e inovação. A UpHill, fundada por três médicos portugueses em 2015, destaca-se pela sua tecnologia certificada como dispositivo médico classe IIa e pela sua visão centrada no paciente.
O i2X reforça ainda políticas europeias como os serviços MyHealth@EU e complementa iniciativas anteriores como Xt-EHR e XpanDH. A participação ativa de gigantes tecnológicos e instituições hospitalares europeias sublinha o impacto potencial deste projeto na transformação digital da saúde na Europa.
PR/HN/MM
0 Comments