A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) integra o consórcio internacional do projeto RHYTHM, financiado em cerca de 3 milhões de euros pelo programa europeu EU4Health. Este projeto, que reúne 20 instituições de referência, tem como missão reforçar a qualidade e a segurança da imagiologia médica dirigida a crianças, adolescentes e jovens adultos sujeitos a exames de TC, SPECT/CT, PET/CT e planeamento de radioterapia. Com uma duração prevista de quatro anos, o RHYTHM aposta numa abordagem colaborativa, envolvendo profissionais de saúde, indústria, reguladores e representantes de doentes, para reduzir desigualdades e promover boas práticas em imagiologia pediátrica.
A equipa da ESTeSC, liderada por Graciano Paulo (na imagem), ficará responsável pelo Work Package 6, dedicado à educação e formação de profissionais de saúde na proteção radiológica em contexto pediátrico e de jovens adultos. O objetivo é criar e implementar um programa abrangente de educação e formação, incluindo um currículo multidisciplinar, materiais baseados em casos clínicos e recursos para apoiar a comunicação do benefício/risco dos procedimentos com os doentes.
O projeto RHYTHM pretende ainda desenvolver recomendações baseadas em evidência científica para orientar o encaminhamento clínico, criar sistemas de apoio à decisão e estabelecer protocolos de imagiologia otimizados para as necessidades específicas de crianças e jovens adultos, reconhecendo a sua maior sensibilidade à radiação ionizante e a importância de práticas clínicas otimizadas.
PR/HN/MM
0 Comments