FNAM convoca reunião estratégica para travar colapso do SNS e exigir mudança no novo ciclo político

9 de Maio 2025

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai reunir-se no próximo sábado, 10 de maio, entre as 10h00 e as 16h00, na sua sede nacional, em Coimbra, para analisar a situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e definir uma estratégia de resposta perante o novo ciclo político que se aproxima.

Num comunicado divulgado hoje, a FNAM sublinha que o objetivo principal do encontro é traçar uma linha de ação firme e articulada face ao que considera ser uma degradação grave do SNS. A federação aponta diretamente à atual equipa do Ministério da Saúde, liderada por Ana Paula Martins, cuja governação, um ano após a tomada de posse, é classificada como marcada por “incompetência” e por uma “recusa de diálogo com os médicos”.

“Agravaram-se as condições de acesso e qualidade dos cuidados de saúde”, alerta a FNAM, que denuncia um aumento no número de utentes sem médico de família, encerramento de serviços, partos realizados em ambulâncias e um acesso cada vez mais difícil à saúde. “Diminuiu a esperança de que o SNS possa ser resgatado, se forem mantidas as mesmas escolhas políticas”, lê-se no comunicado.

A federação avisa que, se não houver uma mudança de rumo, “é real o risco de colapso do SNS, com graves consequências para milhões de cidadãos”.

Durante a reunião de sábado, os conselheiros da FNAM deverão definir as prioridades para retomar, com urgência, o processo negocial com o futuro ministro ou ministra da Saúde, a quem exigirão “medidas concretas que possam travar a hemorragia de profissionais e responder às necessidades dos utentes”.

A FNAM reitera que a valorização das condições de trabalho dos médicos é essencial para qualquer plano de recuperação do sistema. “Sem médicos, não há SNS”, conclui.

NR/FNAM/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights