Investigadores identificam novo alvo para combater doenças tropicais perigosas

11 de Maio 2025

Uma equipa internacional identificou proteínas únicas nos glicossomas do parasita Trypanosoma brucei, abrindo novas perspetivas para terapias direcionadas contra doenças tropicais como a doença do sono, Chagas e leishmaniose.

Legenda da imagem: Ralf Erdmann e Vishal Kalel (à direita) estão a investigar em conjunto parasitas que podem causar doenças tropicais.

Uma equipa internacional de investigadores das universidades de Bochum e Würzburg, composta por Ralf Erdmann, Vishal Kalel e Chetan Krishna, da Faculdade de Medicina da Ruhr-Universität Bochum, e Hirak Das, do grupo de investigação de Bettina Warscheid na Universidade de Würzburg, realizou um inventário de alta precisão das proteínas de membrana dos glicossomas do parasita Trypanosoma brucei, responsável pela doença do sono africana. O trabalho, publicado a 27 de maio de 2025 na revista Cell Reports, representa um avanço significativo na identificação de novos alvos terapêuticos para doenças tropicais como a doença de Chagas e a leishmaniose, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Recorrendo a técnicas avançadas de proteómica subcelular, os investigadores identificaram 28 proteínas de membrana dos glicossomas, incluindo vários componentes até agora desconhecidos e específicos do parasita. Entre as descobertas destaca-se a proteína TbPEX15, um elemento essencial no complexo de importação de proteínas, cuja estrutura difere significativamente da equivalente humana, tornando-a um alvo promissor para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Este estudo, liderado por Ralf Erdmann e com contributos cruciais de Vishal Kalel, Chetan Krishna, Hirak Das e Bettina Warscheid, aprofunda o conhecimento sobre a biologia dos parasitas e oferece uma base sólida para o desenvolvimento de terapias inovadoras e seletivas. A identificação detalhada destas proteínas poderá impulsionar estratégias de combate a doenças tropicais negligenciadas, abrindo portas a tratamentos mais eficazes e menos tóxicos para milhões de pessoas em regiões endémicas.

Referência: Chethan K. Krishna, Hirak Das, Lisa Hohnen, Wolfgang Schliebs, Silke Oeljeklaus, Bettina Warscheid, Vishal C. Kalel, Ralf Erdmann: High-Confidence Glycosomal Membrane Protein Inventory Unveils Trypanosomal Peroxin PEX15, in: Cell Reports, 2025, DOI: 10.1016/j.celrep.2025.115614, https://doi.org/10.1016/j.celrep.2025.115614

NR/HN/ALphagalileo

Imagem: Ralf Erdmann e Vishal Kalel (à direita) estão a investigar em conjunto parasitas que podem causar doenças tropicais. © RUB, Marquard

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

Seis urgências do SNS encerradas no fim de semana

Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e dois de pediatria vão estar encerrados no fim de semana, principalmente na Península de Setúbal e na região Centro, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights