Este colóquio contará com a primeira apresentação pública dos dados portugueses do estudo europeu “IMSS – Impact of Multiple Sclerosis Symptoms”, promovido pela Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP). Em Portugal, o estudo contou com a participação de 785 pessoas, maioritariamente com Esclerose Múltipla, e oferece uma perspetiva inédita sobre o impacto real — físico, emocional e social — dos sintomas da EM no dia a dia.
A iniciativa insere-se na campanha internacional “O Meu Diagnóstico de EM” (My MS Diagnosis), promovida pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), que este ano foca a urgência de um diagnóstico mais atempado e equitativo, chamando a atenção para as barreiras que persistem no acesso ao diagnóstico e aos cuidados adequados.
Mais do que um evento científico, o colóquio pretende colocar as experiências pessoais no centro da discussão, sublinhando a urgência de uma abordagem mais humana, empática e integrada no diagnóstico e acompanhamento da doença. A mesa-redonda “O meu diagnóstico de EM” reunirá pessoas com EM e profissionais da área clínica para discutir os desafios no acesso ao diagnóstico e o impacto da EM na qualidade de vida.
O Colóquio pretende ser um espaço único de escuta, partilha e reflexão, reunindo pessoas com EM, cuidadores, profissionais de saúde, decisores políticos e sociedade em geral. A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória através do site da SPEM: https://spem.pt/blog/2025/04/30/impactos-diarios-viver-com-os-sintomas-da-esclerose-multipla-coloquio-vai-dar-voz-a-comunidade-da-em/
NR/PR/HN
0 Comments