Apoio reforçado a doentes oncológicos: Liga Portuguesa Contra o Cancro divulga balanço de 2024

29 de Maio 2025

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) torna públicos os dados referentes ao trabalho desenvolvido ao longo de 2024, ano marcado por um apoio significativo a milhares de doentes oncológicos e a um forte investimento na prevenção e investigação.

Para apresentar este balanço detalhado e o reforço do apoio prestado, a LPCC acaba de lançar o vídeo “Liga em Números”.

“Os números de 2024 refletem o empenho crescente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ano após ano, procuramos fortalecer a nossa capacidade de ajudar mais doentes, investir mais na prevenção e incentivar a investigação nesta área. Por outro lado, são números que refletem também a dedicação da nossa equipa, dos nossos voluntários e a generosidade dos portugueses, aos quais gostaríamos de expressar a nossa profunda gratidão”, afirma o Presidente da LPCC, Vítor Veloso.

Graças à generosidade da população e ao trabalho incansável dos seus mais de 20.200 voluntários, a LPCC disponibilizou mais de 1,8 milhões de euros para medicamentos, próteses, transporte e alimentação de perto de 22.000 doentes oncológicos.

Ao longo do ano passado foram ainda realizadas cerca de 401.500 mamografias efetuadas através de 34 unidades móveis e 7 unidades fixas, reforçando a importância do rastreio na deteção precoce do cancro da mama.

O apoio psicológico chegou a 3.100 doentes através de mais de 19.100 consultas, foram realizadas 13.400 consultas de diagnóstico precoce da pele, da cavidade oral, cessação tabágica e nutrição, focadas na prevenção e diagnóstico precoce.

As Linhas Cancro e Pulmão responderam a mais de 7.000 contactos, o acompanhamento em centros de dia abrangeu mais de 8.000 doentes oncológicos e mais de 300 doentes foram recebidos em lares da LPCC.

Já no âmbito jurídico, foram resolvidos mais de 1.100 processos, com o apoio da equipa de nove juristas da LPCC.

Em 2024 foram ainda investidos quase 447.000 euros em 36 bolsas de investigação, centros de investigação e 35 ações de apoio à formação em oncologia, ilustrando o compromisso da LPCC com a formação e investigação científica.

A qualificação dos profissionais de saúde foi também uma prioridade, com a realização de 35 ações de formação para mais de 3.300 profissionais de saúde. A par destas iniciativas, a LPCC promoveu 1.200 ações de consciencialização e sensibilização, envolvendo 395.200 alunos do ensino básico e secundário, público em geral, tendo ainda desenvolvido 35 campanhas de prevenção e 26 conferências.

Aceda ao vídeo “Liga em Números” aqui.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil declarado livre de febre aftosa sem vacinação

O Brasil, maior produtor e exportador mundial de carne bovina, foi declarado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), anunciou hoje a associação patronal brasileira do setor.

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights