Para Além do Diagnóstico: A APCL Promove Seminário sobre Leucemias

12 de Junho 2025

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 21 de junho, um seminário dedicado às Leucemias, Síndromes Mielodisplásicos e Neoplasias Mieloproliferativas.  

A Fundação Cidade de Lisboa acolherá este seminário, que tem como objetivo dotar doentes, cuidadores e profissionais de saúde de um conhecimento mais completo sobre as leucemias, abordando as suas variadas tipologias, os tratamentos mais avançados e os desafios que se colocam no dia a dia de quem vive com estas doenças.

Ao longo do dia, os participantes terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre diversos aspetos das Leucemias, Síndromes Mielodisplásicos e Neoplasias Mieloproliferativas.

O seminário terá início às 9h30 com a apresentação de Filipa Monteiro, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOL), que abordará os cuidados a ter ao longo do dia, em doença ativa, numa perspetiva da enfermagem.

De seguida, Luís Monteiro, da ULS de São José e do Grupo Português de Leucemias Agudas (GPLA), explorará as diferenças entre as Leucemias Agudas no diagnóstico e tratamento. Joana Desterro, do IPO Lisboa e do Grupo Português Neoplasias Mieloides Crónicas (GPNMC), dará continuidade ao tema, focando-se nas Leucemias Mieloide Crónica (LMC) e Linfocítica Crónica (LLC).

Guilherme Sapinho, da ULS Santa Maria e do GPNMC, apresentará a diversidade das Síndromes Mielodisplásicos (SMD) e a sua implicação no prognóstico e tratamento. Christopher J. Saunders, do Hospital CUF Descobertas e do GPNMC, dará continuidade a este tema e Ximo Duarte, do IPO de Lisboa falará sobre a imunoterapia como 2º linha de tratamento: o que esperar de tratamentos inovadores para leucemias agudas pediátricas.

Depois do almoço, Carolina Garcez, sobrevivente de leucemia mieloide aguda, entrevistará Pedro de Vasconcelos da ULS Santa Maria sobre o Transplante de Medula Óssea: o que esperar no procedimento e na recuperação. Teresinha Simões, Assistente Graduada de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, abordará, de seguida, temas sensíveis como intimidade e tratamento, desafios e soluções em oncosexologia e criopreservação, e a esperança no futuro da oncologia.

Haverá ainda tempo para as intervenções de Diana Alexandre da Fundação Champalimaud que falará sobre nutrição e suplementação no tratamento da leucemia, com foco na saúde intestinal, e de Joana Lemos do Centro de Reabilitação Profissional, que abordará o tema do regresso ao trabalho ou escola, explorando a possibilidade de planear o regresso com segurança, os direitos legais do trabalhador ou estudante com doença crónica e como negociar adaptações no horário e funções.

A APCL convida todos os interessados a participar nesta iniciativa, contribuindo para o progresso do conhecimento e melhoria contínua dos cuidados prestados na área das leucemias.

Inscrições obrigatórias através de formulário online 

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This