Vírus da diarreia mais frequentes infetam especialmente as crianças

25 de Maio 2020

Uma equipa de investigadores da Universidade de Valência realizou um estudo de marcadores de infeção e imunidade, tendo detetado anticorpos no sangue de sete genótipos diferentes da proteína rotavírus VP8, o vírus que causa diarreia infeciosa. No trabalho, publicado na revista “Scientific Reports” do grupo “Nature” concluiu-se que os tipos de vírus mais frequentes afetam principalmente a população infantil.

É a primeira vez que este tipo de estudo soro-epidemiológico é realizado com sete antigénios diferentes, procedentes das espículas da superfície do rotavírus, de caráter proteico, destaca Jesús Rodríguez, investigador do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Medicina daquela universidade.

Jesús Rodríguez e Javier Buesa.

A diarreia é a segunda principal causa de morte por doenças infeciosas no mundo, depois das infeções respiratórias. Provoca mais de 100 mil mortes por ano em crianças com menos de cinco anos de idade nos países em desenvolvimento. Os rotavírus que a provocam têm uma alta diversidade genética e são transmitidos por via oral. Além disso, esse tipo de vírus possui grande variabilidade antigénica, ou seja, uma elevada capacidade de sofrer mutações nas proteínas da superfície (que são as que o sistema imunológico geralmente reconhece e ataca), o que faz com que as infeções se sucedam ano após ano.

De acordo com Jesús Rodríguez “encontramos amostras positivas para todos os antigénios utilizados. Isso significa que os genótipos menos frequentes tendem a infetar de maneira mais leve ou assintomática. Como não produzem doenças graves, não são encontrados em amostras clínicas”.

Além disso, de acordo com o trabalho agora publicado, a prevalência de anticorpos contra os genótipos mais comuns (P [4] e P [8] ) é maior em crianças do que em adultos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights