O Health Cluster Portugal (HCP) está a desenvolver uma plataforma de conteúdos técnicos online e uma linha telefónica para o esclarecimento de dúvidas sobre a utilização de ventiladores. O projeto surge em resposta às necessidades dos profissionais de saúde no combate à pandemia. A OMS prevê que os ventiladores sejam precisos em cerca de 5% dos casos de Covid-19.
O projeto titulado “CovidVentilSupport” tem como objetivo fornecer mecanismos de apoio à optimização do uso de equipamentos de ventilação mecânica invasiva. Patrícia Patrício, Knowledge and Intelligence Manager do HCP, afirma que “este projeto surgiu como resposta a uma necessidade transversalmente identificada pelos profissionais de saúde na linha da frente do combate à COVID-19 – a da operação de ventiladores – numa altura em que se colocava a possibilidade de exaustão de recursos humanos devidamente treinados.”
A Manager do HCP acrescenta que “no atual contexto a utilidade desta solução continua a ser validada pelos profissionais enquanto ferramenta instrumental de prevenção para eventuais novas vagas, por exemplo.”
O HCP defende a aposta estratégica da saúde digital, considerando, por isso, essencial aproveitar os “domínios das tecnologias médicas e de saúde digital para responder às necessidades identificadas no âmbito da COVID-19”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê ser necessária a utilização de ventiladores em cerca de 5% dos casos de Covid-19.
Os testes de implementação do projeto estão a ser desenvolvidos pelo 2CA-Braga e envolvem profissionais de saúde que estão a colaborar com o Centro de Medicina Digital P5, responsável pelo desenvolvimento da solução integrada. O projeto foi recentemente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Fundo de Emergência COVID-19.
PR/HN
0 Comments