Apenas metade dos portugueses conhece as doenças do aparelho digestivo

29 de Maio 2020

Um estudo realizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) assegura que apenas 48,9% dos portugueses conhece doenças relacionadas com o aparelho digestivo. A necessidade de educar a sensibilizar a população para os riscos associados à saúde digestiva motivaram o Mês da Saúde Digestiva.

A SPG realizou um inquérito a mais de 1.500 pessoas com a intenção de avaliar o conhecimento dos portugueses sobre a saúde digestiva, perceber os seus hábitos alimentares e a forma como percepcionam os seus comportamentos e atitudes como condicionantes da sua própria saúde.

Os resultados demonstram que metade da população não tem conhecimento da importância de manter um estilo de vida e alimentação saudáveis na prevenção de doenças oncológicas. De acordo com o presidente da SPG, Rui Tato Marinho “perante estes resultados, é fundamental que seja trabalhada a vertente de educação, prevenção e sensibilização relativamente à saúde do foro digestivo, de forma a consciencializar a população para bons hábitos, estilo de vida saudável e para estarem atentas a sinais e consultarem o seu médico, na luta pelo diagnóstico precoce.”

É neste sentido que a SPG considera importante criar um “espaço de maior destaque no calendário das efemérides da Saúde”, defendendo a iniciativa do Mês da Saúde Digestiva. Rui Tato Marinho assegura que, para além de contribuir para uma “maior informação e conhecimento”, a deteção atempada dos problemas de saúde “promovem a melhoria da saúde pública e poupanças ao nível do Serviço Nacional de Saúde”.

Os especialistas garantem que metade dos portugueses não considera que os exames de rastreio contribuam para a melhoria da sua Saúde Digestiva. É por isso que os profissionais defendem que “o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de reduzir a mortalidade, nomeadamente do cancro”. E acrescentam que “um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, exercício físico regular, evitar e corrigir a obesidade e consultas periódicas com o gastrenterologista (e não apenas como última solução), são princípios centrais para prevenir doenças e garantir a boa Saúde Digestiva.”

Com o ditado “somos o que comemos” a iniciativa da SPG, que inicia esta sexta-feira e prolonga-se durante o mês de junho, quer ser “um porta-voz e uma fonte credível de informação” de alerta para os cuidados necessários da Saúde Digestiva.

HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This